Seu problema é nosso
Aposentada de Porto Alegre necessita de alimento especial em falta há três meses
A Secretaria Estadual da Saúde informou que o estoque do produto já foi reestabelecido
Restando apenas duas caixas do alimento especial Trophic 1.5, que usa desde que teve um AVC (acidente vascular cerebral), no ano passado, a aposentada Mercedes Castelúcio Peixoto, 72 anos, teme pelos próximos dias. Por conta das sequelas, Mercedes não pode comer normalmente, via oral. Ela se alimenta somente por sonda. A aposentada ganhou na Justiça o direito de receber em casa 45 unidades da dieta específica por mês. Porém, desde setembro não recebeu mais nenhuma caixa.
- Eu tomei leite puro em alguns dias porque não tinha o Trophic, mas comecei a enfraquecer, e meu organismo ficou ainda mais doente. Eu não posso ficar sem essa medicação - diz a aposentada, preocupada com a situação.
Desde que não recebeu mais a dieta, Mercedes tem ligado diariamente para a Secretaria Estadual da Saúde e para a Farmácia de Medicamentos Especiais. Entretanto, mesmo com a insistência, o problema não foi solucionado.
- Eu fui até no Ministério Público. Me pediram uma carta, eu fiz. Deram dez dias para resposta, já se passaram quase três meses e eu ainda estou aguardando - diz ela.
Tratamento
Mercedes tem dificuldades para caminhar. O alimento é entregue mensalmente na casa dela, no Bairro Cavalhada, em Porto Alegre.
- Eu moro sozinha, mas o meu filho vem até a minha casa e caminhamos juntos. Ele me ajuda bastante para que eu melhore - conta.
A aposentada se alimenta cinco vezes ao dia, consumindo, neste período, uma caixa do Trophic 1.5 kcal/mL. Até água ela toma via cateter. De acordo com ela, a dieta vem pronta, ela só precisa aquecer e colocar na sonda.
Amigos
Segundo Mercedes, os médicos disseram que, com o tempo, ela poderá voltar a comer normalmente. Entretanto, até lá, o Trophic 1.5 é indispensável para o seu tratamento. Quando começou a faltar, os amigos entraram em ação para ajudá-la.
Funcionária pública aposentada da Fundação Federal de Saúde pediu ajuda aos ex-colegas. Alguns prontamente fizeram uma vaquinha para comprar o alimento. Até o Asilo Padre Cacique, onde Mercedes foi voluntária durante 13 anos, doou algumas unidades.
- O que me alegra é saber que tenho ótimos amigos e que ainda existem pessoas de bom coração. Todos fizeram o máximo que podiam. Infelizmente, está acabando e preciso que meu direito seja garantido e cumprido - exige ela.
Secretaria diz que o produto chegou ontem
A Secretaria Estadual da Saúde informou ontem à tarde que que o estoque da dieta 1.5 kcal/mL está regularizado no Almoxarifado Central da Secretaria Estadual da Saúde e na Farmácia de Medicamentos Especiais do Estado. Esclareceu ainda que o produto fornecido anteriormente era da marca Trophic, porém, atualmente, os pacientes estão sendo atendidos com o Isosource, da Nestlé. A farmácia se localiza na Avenida Borges de Medeiros, 546, 1º andar, em Porto Alegre, e atende pelo telefone 3901-1004.