Notícias



Porto Alegre

Banco de Leite Humano do Hospital Fêmina precisa de doações

Mulheres que estão amamentando e que produzem leite em excesso podem ajudar recém-nascidos de outras mães

10/11/2015 - 15h37min

Atualizada em: 10/11/2015 - 15h37min


Leo Munhoz / Agencia RBS

O Banco de Leite Humano do Hospital Fêmina (BLH/HF) está com baixo estoque de leite disponível para doação e apela à solidariedade de mulheres que têm leite em demasia, saúde plena e estejam amamentando para fazer a reposição do produto.

Um litro de leite humano pode beneficiar até 50 recém-nascidos. O BLH recebe, atualmente, 40 litros por mês. A meta é captar em torno de 80. O hospital ressalta a importância do aleitamento materno, principal alimento para os recém-nascidos, especialmente para os prematuros.

Pais fazem picolé de leite materno no Distrito Federal para espantar calor dos bebês

As mães interessadas em colaborar devem ligar para o telefone:

(51) 3314-5353

preferencialmente das 8h às 17h, que uma equipe fará o cadastro e as orientará em relação aos procedimentos adequados para participar.

As doações podem ser feitas no próprio Banco de Leite ou em casa, conforme orientações da equipe profissional sobre a retirada e o armazenamento do leite.

Confira algumas dicas abaixo

- A coleta do leite pode ser feita em casa, desde que as mulheres doadoras estejam amamentando e que a retirada obedeça algumas regras de higiene.

- O Banco de Leite Humano do Hospital Fêmina oferece um kit às mães. Ele dispõe de touca, máscara, frasco de vidro esterilizado, etiquetas para identificação e folheto explicativo.

- Antes da retirada do leite, a mulher deve higienizar bem a região das mãos até os cotovelos. Na hora da retirada, ela deve fazer uma massagem e desprezar os primeiros jatos de leite, reduzindo, dessa forma, o número de micro-organismos que podem estar no leite.

- A doadora deve fazer a coleta no frasco fornecido e identificá-lo com nome, data e horário. Após, colocá-lo no congelador ou no freezer.

- As retiradas seguintes devem ser depositadas em vidros separados, sempre esterilizados em água fervente. Depois, o leite deve ser colocado junto ao frasco da primeira coleta, que já estará armazenado no congelador ou freezer.

- O processo deve ser repetido até que o vidro inicial fique cheio. A equipe do Banco de Leite Humano buscará o material no prazo máximo de dez dias.

- Antes de ir para o estoque, o líquido será examinado e pasteurizado.

Leite materno pode reduzir em 19% o risco de leucemia infantil

A doação proporciona os benefícios do leite humano para os bebês impossibilitados de mamar direto no seio materno. Esse alimento auxilia na recuperação dos recém-nascidos.

Os principais beneficiados são os recém-nascidos prematuros e/ou com baixo peso e os internados na neonatologia.

A responsável técnica do Banco de Leite Humano do Fêmina, Betina Soldatelli, explica que a amamentação está ligada, principalmente, à prevenção de doenças que podem ser desenvolvidas em longo prazo, tais como a obesidade e o câncer de mama. O aleitamento materno protege o recém-nascido de doenças e estimula o crescimento e o desenvolvimento, além de inúmeros outros benefícios para a mãe e o bebê.

Quando feita desde a primeira hora de vida, diminui drasticamente o número de mortes neonatais e de mortes na primeira semana de vida, bem como facilita o vínculo mãe-bebê.

Curta nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias