Vida e Estilo



Projeto universitário

Campanha sobre segurança no trânsito alerta sobre preconceito

Criado por estudantes gaúchos, projeto recebeu apoio da Renault ao brincar com homofobia para falar sobre a importância de usar o cinto

17/11/2015 - 19h37min

Atualizada em: 17/11/2015 - 19h37min


Lauro Cantarelli / Reprodução

Dois homens parados em um carro: um dirigindo, o outro, sem cinto de segurança, encostado em seu ombro. Uma pergunta: "até quando você vai aceitar isso?".

O questionamento, logo se descobre, não faz parte de uma ação preconceituosa contra o casal. Muito pelo contrário. Criada por dois estudantes de publicidade da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) em Porto Alegre, o anúncio, feito em sala de aula, chama atenção para um descuido comum de segurança no trânsito.

A campanha tomou proporções virais ao ser divulgada, na semana passada, por um dos modelos. Até a tarde desta terça-feira, eram mais de 14 mil likes e 400 compartilhamentos - abrindo espaço para discussões sobre discriminação e conscientização em nível nacional. A peça não é oficial, mas acabou recebendo apoio da própria Renault, a marca que os universitários escolheram representar no projeto.

- A gente não esperava que a repercussão fosse tão grande. A maioria das pessoas curtiu, apoio a ideia e entendeu o objetivo da campanha, que era brincar com o preconceito para conscientizar as pessoas sobre o uso do cinto de segurança - explica Lauro Cantarelli Pereira, um dos autores da peça publicitária.

"Alguns preconceitos são tão naturalizados que nem são percebidos", relata estudante trans

Seu colega na criação, Guilherme Ferrari, completa dizendo que o objetivo era mesmo chocar quem tivesse preconceito, destacando que "as pessoas que só enxergassem o casal deixariam de ver o que é realmente relevante". Planejado para as disciplinas de Criação de Campanha e Direção de Criação, o projeto foi também inscrito na 4ª edição do Desafio Renault Experience, voltado para universitários de todo o país, cujo tema neste ano é a educação para a segurança no trânsito.

"Diversidade e Segurança no trânsito são dois valores defendidos pelo Instituto Renault. Por isso, apoiamos a mensagem do projeto participante do Desafio Renault Experience que foi compartilhado pelas redes sociais. Parabéns pela iniciativa", escreveu a Renault do Brasil em sua página no Facebook.

Os modelos do anúncio, Vinicius Pereira e Léon Scheffer, que são realmente um casal, tampouco esperavam tamanha repercussão. Mas, para eles, a campanha serve a dois fins: combater a discriminação de gênero e orientar sobre a necessidade de usar o cinto.

- Os comentários, em geral, foram positivos, e acho que a campanha ajudou a mostrar como o preconceito pode cegar as pessoas. Mesmo se não ganharmos o concurso, já valeu pela repercussão - diz Vinicius.

Leia as últimas notícias

Nesta terça-feira, os criadores da campanha gravaram um vídeo para defender seu projeto. Agora, Guilherme e Lauro aguardam a divulgação dos resultados pela Renault, que vai premiar os primeiros colocados e seus professores com uma viagem a Paris.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias