Espaço do Trabalhador
É festa da empresa, e não balada!
Comemoração de final de ano segue sendo um encontro profissional, portanto, fique atento para não queimar o seu filme no trabalho
Você lembra daquela festa da empresa no ano passado?
Se a resposta for sim e a lembrança causar constrangimento em algum funcionário, é sinal que algo saiu do controle. Excesso de bebida, reclamações, roupas ousadas e piadas de mau gosto com colegas são situações que podem transformar o colaborador no assunto do dia seguinte à festa ou - pior - na piada do ano.
Então, considerando que dezembro se aproxima e, com ele, boa parte dos eventos de final de ano das empresas, dicas para comportar-se de maneira adequada são valiosas. Especialmente para evitar comportamentos extravagantes e que podem manchar sua imagem profissional.
Reflita: você estará sendo observado, então, por mais que seja uma festa, lembre-se que continua sendo um ambiente profissional, afinal, você estará cercado das mesmas pessoas com quem convive diariamente no trabalho.
Saiba o que é preciso fazer para curtir bem o momento sem exagerar
1. Postura
- Não faça brincadeirinhas maldosas com os colegas e os gestores. Se ficar na dúvida, avalie: você faria o mesmo se estivesse em um dia normal de trabalho?
- Dance, divirta-se, mas não cogite descer até o chão quando tocar a sua música favorita. Algumas danças podem render fotos em poses mais ousadas, que serão motivos de comentários nada profissionais.
- Não exponha a sua vida pessoal. Não fofoque sobre os colegas e não critique a organização da festa. E, o mais importante: nunca, mas nunca, fale mal do chefe.
- Aproveite o momento para melhorar a sua network (rede de contatos) na empresa. E, mesmo que não esteja conectado ao evento, não se isole nem adote uma postura mal-humorada. Simpatia e boa educação são sempre bem vistos.
- Não é o momento de paquerar o ou a colega e, mesmo que esteja rolando um clima, essa não é a ocasião para dar prosseguimento a algo mais. Espere para marcar um encontro somente entre vocês dois, longe da equipe da empresa.
- Confira com os organizadores da festa se é possível levar acompanhante, caso isto não esteja claro no convite.
2. Redes sociais
- Elas são uma vitrine: 69% das empresas usam as redes sociais para recrutar profissionais, fazer negócios e até mesmo demitir. Tenha atenção às suas publicações. Pequenas delicadezas evitam mal-entendidos.
- Evite postar fotos constrangedoras dos colegas. Seja delicado, pergunte antes de marcar e postar a foto de alguém.
- Na dúvida entre postar ou não, questione-se: a que estou vinculando minha imagem? Qual o impacto que ela trará?
- Se for para fazer check-in, que seja útil, elogie ou dê uma boa dica sobre como chegar ao local.
- Evite curtir o próprio post ou foto - autoelogio não pega bem.
- A zoeira tem limites na empresa. Por vezes, uma piada pode ofender, mesmo que essa não tenha sido a intenção.
- Nunca faça comentários ofensivos disfarçados de piadas. Brincar com racismo, homofobia ou intolerância religiosa está proibido.
- Fotos dos pratos e da decoração são bacanas. Mas, lembre-se: sem críticas.
- Fotos com bebidas alcoólicas ou cigarro não pegam bem para imagem profissional e devem ser evitadas. A festa é social, mas sua postura deve seguir sendo profissional.
- Coloque o celular no silencioso ou desabilite os sons que normalmente são emitidos a cada notificação. Ninguém merece uma sinfonia no meio do jantar ou no discurso do amigo secreto.
3. O que vestir?
- Esse é um dos itens mais delicados, pois há quem confunda festa da empresa com balada - e, definitivamente, não é. Caso o tipo de traje não esteja especificado no convite do evento, tenha em mente que o encontro segue sendo profissional, por mais que o ambiente seja informal. Então, não exagere na hora de se vestir.
- Para as mulheres, a dica é evitar transparências, decotes exagerados, roupas muito justas, vestidos curtos, minissaias e cores chamativas. Afinal, se você não usou esse tipo de roupa durante todo o ano na empresa, para que usar na festa de fim de ano?
- Já para os homens, é adequado evitar bermudas, calças rasgadas e excesso de acessórios, como correntes e anéis. Que tal um jeans básico e uma camisa?
4. Comes e bebes
- Não saia correndo para a fila. Dê preferência para idosos, pessoas com deficiência e gestantes.
- Quando chegar ao bufê, não encha demais seu prato. Não é porque a empresa está pagando (se for o caso) que você precisa exagerar e comer como se não houvesse amanhã.
- Se você está acostumado a beber, beba pouco. Se não está, nem beba. Beber demais pode causar uma enorme ressaca moral.
5. Amigo secreto
- Sempre compre o que o seu amigo pediu. Se não houver uma lista, escolha um vale-presente de uma livraria ou de uma loja de roupas.
- Não ultrapasse o valor definido para o presente (mesmo se tirar seu chefe, ou conviva com o apelido de puxa-saco para sempre), nem dê algo de menor valor.
- Na hora de apresentar o seu amigo secreto, não critique nem aponte defeitos. Fale das qualidades pessoais e profissionais dele.
Fonte: Karla Aprato, especialista em Gestão Estratégica de Pessoa e criadora do site Karreira.com
* Diário Gaúcho