Notícias



Na fila

Famílias se revezam há 72 horas para garantir vagas em escola de Sapucaia do Sul

Na segunda-feira chegaram os primeiros pais para garantir matrículas que serão feitas a partir desta quinta-feira

18/11/2015 - 15h02min

Atualizada em: 18/11/2015 - 15h02min


Jeniffer Gularte
Enviar E-mail
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Familiares se acampam em frente ao auditório da Escola Vanessa Ceconet

Desde segunda-feira, familiares se revezam em frente à Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Vanessa Ceconet, no Bairro Nova Sapucaia, em Sapucaia do Sul, para garantir vagas nas turmas de pré-escola 1 e pré-escola 2.

As matrículas são para crianças que tenham quatro e cinco anos, respectivamente. A pré-escola 1 oferece 20 vagas e a pré-escola 2, 25. Na manhã desta quarta-feira, mais de 30 pessoas aguardavam na fila para as matrículas, que começam amanhã e terminam no dia 2 de dezembro.



Segundo os pais, há anos, a fila se forma devido à preferência em matricular as crianças nesta escola. Primeiro da fila, o industriário Diones Martins Regert, 24 anos, chegou às 11h30min de segunda-feira e está revezando com a esposa, a vendedora Jaíne, 21 anos, que fica das 18h à meia-noite, pois trabalha durante o dia. Enfrenta o tédio, se alimenta apenas de café e bolachas e já dormiu duas noites em uma cadeira de praia com um travesseiro, tudo para garantir a vaga da filha de quatro anos. 

Saiba o que fazer se faltar vaga para o seu filho na escola

- De vez em quando, a gente se levanta um pouco, estica as pernas, mas não tem muito o que fazer. Cheguei aqui (na segunda) até achando que já haveria mais pessoas na fila.

Leia outras notícias de educação

Como moram há duas quadras da escola, as irmãs Michele, 25 anos, e Suelen Almeida, 21 anos, ficaram monitorando, ainda na segunda-feira, a chegada de pais na frente da escola. A ideia era definir quando elas se juntariam à fila. Não deu outra: no mesmo dia, tiveram que acampar na frente da escola para não perder a chance de matricular o irmão, de cinco anos, e o filho de Suelen, com quatro anos.

- Eram 18h e já tinha oito pessoas na fila, tivemos que vir para cá - diz Michele.

Com a vantagem de uma ter a companhia da outra, as irmãs já enfrentaram até chuva na fila. Desde segunda, comem pão, bolacha e café e se protegem do frio com um um cobertor. Para Michele, o pior é a dor nas costas depois de passar duas noites em uma cadeira embaixo da cobertura do auditório da escola.  

- Isso é um desaforo, porque é um direito das crianças. Não podemos nem pensar em sair, se não, vamos perder o lugar - comenta Suelen.


O esforço de agora é para garantir a tranquilidade do futuro de não precisar atravessar diariamente a violenta ERS-118 para ir até a Emef José Plácido de Castro, a opção mais próxima da Escola Vanessa Ceconet, a menos de 1km. 

- É muito perigoso, se for para ser assim, espero mais um ano para colocar ele na escola - diz Suelen.

Leia outras notícias do dia

Secretário garante que não faltarão vagas em outras escolas

O secretário municipal de Educação de Sapucaia do Sul, Luciano Rodrigues, afirma que a  Emef Vanessa Ceconet é a escola mais procurada das 28 da rede municipal todos os anos. 

- É uma escola de tradição e os pais procuram muito ela, mas temos muitas outras escolas boas, bem cuidadas, e até premiadas, que não têm a mesma concorrência.

Segundo ele, serão priorizadas as matrículas de alunos com residência próxima a escola. Quem não conseguir vaga, Luciano garante que será realocado em outra instituição: 

- Não há déficit de vagas na rede e não faltarão vagas - garante.

Curta nossa página no Facebook

Posted by Escola Vanessa Ceconet on Segunda, 16 de novembro de 2015

Boa tarde!Segue informações sobre matrículas de novos alunos da Educação Infantil

 
Suelen e Michele: desde segunda-feira na fila
Foto: Ronaldo Bernardi/Agência RBS


MAIS SOBRE

Últimas Notícias