Notícias



Sustentabilidade

Grupo transforma garrafas pet em decoraração de Natal para enfeitar Canoas

Cooperativa Casulo trabalha com materiais sustentáveis para decorar seis pontos da cidade. Desde maio, 19 pessoas dedicam oito horas por dia para preparar o município para a festa de fim de ano

23/11/2015 - 07h14min

Atualizada em: 23/11/2015 - 07h14min


Diego Vara / Agencia RBS
Cooperativa Casulo transforma garrafas pet em obras de arte

Uma simples garrafa plástica pode ser tornar um belo enfeite e alegrar o Natal de uma cidade inteira. Nos últimos seis meses, um grupo de 19 pessoas trabalhou diariamente para transformar milhares de garrafas pet em obras natalinas para a sétima edição do Natal da Transformação de Canoas.

Leia mais notícias do dia

Com olhares detalhistas de verdadeiros artesãos, o que seria lixo seco, aos poucos, foi tomando formato de anjo, árvore, sinos e, até mesmo, presépio. As 18 mulheres e um homem fazem parte da Cooperativa Casulo, um projeto criado para decorar o município de maneira sustentável e gerar emprego e renda para os cidadãos.

Transforme seus hobbies em renda

Este ano, foram arrecadadas 320 mil garrafas, a maioria vinda da comunidade. Metade do material foi reaproveitado de 2014 e a outra parte foi arrecadada com a Gincana do Natal, onde participam 82 escolas da cidade. Os alunos têm aulas de cuidados com o meio ambiente e oficinas de sustentabilidade. Eles juntam as garrafas em troca de premiações para equipes vencedoras, como forma de aprenderem a reciclar.

Novo desenho



Neste ano, a cenografia foi criada pela Organização Cultural Filhos do Beco, de Brasília, vencedora de um concurso nacional. De acordo com a presidente da Cooperativa, Ursula Catia Souto, 44 anos, transformar as garrafas em decoração é mais que um trabalho, é uma terapia. 

- É muito bom vir para cá, fazer cada detalhe dos enfeites com nossas próprias mãos e depois colocar nas ruas da cidade. É uma satisfação ver tudo pronto e as pessoas admirando e elogiando nossas artes - fala Ursula.

As garrafas passam por um processo de triagem: são separadas por cor e tamanho para que sejam reutilizadas.

- Lavamos todas as garrafas com solvente para tirar toda a cola. Olhamos para o desenho que teremos que seguir e medimos tudo, para saber o que será utilizado - explica.

Depois, os participantes são divididos para que cada um fique responsável por uma função. O único homem do grupo, Sérgio Alves dos Santos, 50 anos, conta que começou a fazer parte do Casulo em 2012, quando estava desempregado. 

- Recebi um papel na rua que falava da ação sustentável, achei muito interessante e resolvi me inscrever. Desde então, adoro fazer parte desta equipe e ser responsável pela realização de algo tão importante - fala Sérgio.

A ex-diarista Maria Salete de Camargo, 58 anos, entrou no Natal da Transformação há cinco anos. Vaidosa, com colares e pulseiras, ela afirma que adora trabalhar para a comunidade.

- É muito bom ver o nosso trabalho depois lá fora. Com certeza vou continuar aqui, pensando em novos projetos sustentáveis.

Pela cidade



No fim de semana, a Cooperativa Casulo começou a montar a decoração de natal em seis pontos da cidade: no Paço Municipal, na Rua Ipiranga, nas praças da Emancipação e do Avião, na passarela da Praça da Bíblia e no acesso à cidade - sentido Porto Alegre, no Bairro Niterói. No dia 2 de dezembro, as luzes que dão o toque final nas obras de arte serão acesas, comemorando a data.

Sustentabilidade que traz dinheiro

O Natal da Transformação começou em 2009, quando a prefeitura do município sentiu falta de uma decoração que simbolizasse a espera pelo Natal. Em 2014, os oficineiros se uniram para criar a cooperativa, a fim de ter autonomia e ganhar um dinheiro com as artes criadas.

Desde então, o grupo é responsável não só pela confecção das peças de fim de ano de Canoas, mas também já cria suas próprias linhas de produtos e coleções, como de luminárias e acessórios, garantindo trabalho para o ano inteiro. O trabalho rende a cada artesão cerca de um salário mínimo por mês.

De acordo com a secretária da Secretaria Municipal de Projetos Especiais, Captação e Inovação, Thais Pena, há sete anos foi pensado em um projeto que enfeitasse as ruas de Canoas e, ao mesmo tempo, que gerasse renda para diversas famílias.

- Sentíamos falta de decorações natalinas nas ruas da cidade, para comemorar as datas de fim de ano. A ideia foi unir esta necessidade com o objetivo de capacitar profissionais e permitir autonomia financeira dos participantes. Tenho certeza de que com este projeto tiramos pelo menos 20 famílias da miséria - comemora a secretária.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias