Vida



Busca pela cura

Pesquisadores japoneses descobrem proteína inibidora do HIV em seres humanos

Hoje, há mais de 36 milhões de portadores do vírus no mundo

25/11/2015 - 10h33min

Atualizada em: 25/11/2015 - 10h33min


Felipe Wiecheteck / stock.xchng

Um grupo de pesquisadores do Instituto Nacional de Infecções do Japão descobriu que uma proteína encontrada em seres humanos tem efeitos inibidores sobre o vírus HIV, informou nesta quarta-feira a emissora pública de televisão NHK.

As células nas quais se encontra esse tipo de proteína - denominada March8 - não infectam as células sãs, segundo as conclusões do grupo de pesquisa.

Novas pesquisas impulsionam busca pela cura da aids

Kenzo Tokunaga, um dos cientistas, espera que seja desenvolvido um medicamento que ajude o corpo humano a produzir essa proteína com a qual podem ser tratados pacientes com o HIV.

Essa descoberta poderia beneficiar os 36,9 milhões de portadores do vírus em todo o mundo, a grande maioria na África, de acordo com dados do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV.


Brasileiros produzem anticorpo que neutraliza vírus HIV

Nessa terça-feira, em Genebra, as Nações Unidas anunciaram que pretendem duplicar o número de tratamentos antirretrovirais de pessoas infectadas com o vírus da aids até 2020. Atualmente, pouco menos da metade das pessoas que vivem com o HIV tem acesso a esse tipo de tratamento.

*Agência Brasil


MAIS SOBRE

Últimas Notícias