Notícias



COP21

Protesto contra aquecimento global acaba em confronto com a polícia em Paris

Governo francês havia proibido manifestações por medida de segurança

29/11/2015 - 13h01min

Atualizada em: 29/11/2015 - 13h01min


Joel Saget / AFP
Confronto entre manifestantes e policiais no começo da tarde de domingo

A polícia francesa entrou em confronto com manifestantes que participavam de um protesto contra o aquecimento global em Paris, neste domingo, véspera do início oficial da Conferência do Clima de Paris (COP21).

Desafio da COP21 é mudar rápido, e ao mesmo tempo, os hábitos do planeta inteiro

O grupo de pessoas estava reunido na Praça da República apesar de uma ordem do governo francês que proibiu manifestações como medida de segurança em razão dos atentados terroristas cometidos no dia 13 de setembro - que deixaram 130 mortos. Papa alerta que fracasso na COP21 teria "consequências catastróficas"

Para tentar driblar a restrição, os manifestantes organizaram uma espécie de "cordão humano" entre a Praça da República e a Praça da Nação. No começo da tarde, porém, participantes da mobilização, alguns deles usando máscaras, entraram em conflito com a polícia. Enquanto parte dos manifestantes lançou objetos contra os policiais, as forças de segurança responderam com gás lacrimogêneo.

- Temos que pressionar os dirigentes. Estamos muito decepcionados com o cancelamento da manifestação, mas esta é uma boa alternativa de mobilização - afirmou uma participante identificada como Aude, 29 anos, pesquisadora de Ciências Naturais.

A COP21 em números

Várias pessoas exibiam cartazes com frases como "Eles são grandes apenas se nós ficarmos de joelhos" e "Eles exploram, contaminam e se aproveitam. A emergência é social e climática".



Assista ao vídeo:

No total, 147 chefes de Estado e de Governo, incluindo presidentes dos Estados Unidos, China, Rússia e Brasil, participarão na segunda-feira na abertura oficial da COP21, que buscará durante 10 dias alcançar um acordo mundial para reduzir as emissões poluentes que provocam o aquecimento do planeta.

*AFP


MAIS SOBRE

Últimas Notícias