Notícias



Destruição

VÍDEOS mostram tornado com ventos de até 115 km/h no Paraná

Pelo menos 20 pessoas ficaram feridas no município de Marechal Cândido Rondon

20/11/2015 - 11h59min

Atualizada em: 20/11/2015 - 11h59min



Foto: YouTube / Reprodução

Os cerca de 50 mil habitantes do município de Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Paraná, se assustaram com o tornado que causou destruição e deixou pelo menos 20 feridos nessa quinta-feira. Os moradores da cidade gravaram inúmeros vídeos mostrando a formação do fenômeno no céu e os estragos causados pelos ventos, que chegaram a 115 km/h, de acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).

Segundo o portal G1, outros municípios da região, além de 14 cidades de Santa Catarina, também sofreram com a ventania. Especificamente em Marechal Cândido Rondon, que fica a 580 quilômetros de Curitiba, mais de 1,5 mil casas foram atingidas e 14 mil ficaram sem energia elétrica. Até mesmo a rodovia PR-467 chegou a ser interditada em razão da queda de árvores.

VÍDEO: motorista sem noção carrega cano gigante e bate em carros no Paraná
Filha que procurava pai descobre que eles trabalham na mesma empresa, no Paraná

Quanto aos feridos, alguns foram encaminhados ao Hospital Municipal Dr. Cruzatti e outros a Unidades de Pronto Atendimento. Uma das pessoas internadas estaria em estado grave, de acordo com o G1.

Esse foi o terceiro tornado registrado no Paraná em 2015. Em julho, a cidade mais atingida foi Francisco Beltrão, no Sudoeste, onde 51 pessoas ficaram feridas. Três meses depois, em outubro, ventos de até 115 km/h devastaram o município de Cafelândia, no Oeste do Estado.

O que é um tornado?

Esse fenômeno se caracteriza pela formação de um redemoinho de ar entre o solo e as nuvens. Ele costuma ter um diâmetro pequeno, que não ultrapassa 1 km. Outra curiosidade é que duram, em média, apenas cinco minutos.

Assista aos vídeos:

Leia outras notícias do dia
Curta a página do jornal no Facebook

* Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias