Porto Alegre
EPTC instala lombadas no Menino Deus após acidente fatal
Quebra-molas foram colocados para reduzir a velocidade dos veículos que circulam nas ruas Dona Augusta e Silveiro; moradores pedem sinaleira
Moradores do bairro Menino Deus respiram mais aliviados desde a tarde a última terça-feira, quando três novos quebra-molas foram instalados nas ruas Dona Augusta e Silveiro. A esperança é que as novas lombadas ajudem a reduzir o número de acidentes no local, que dobrou ao longo dos últimos meses.
Duas pessoas morrem em acidente entre carro e lotação no bairro Menino Deus
Moradores do Menino Deus cobram melhor sinalização em local de acidente
Desde que foram implantadas mudanças no trânsito na região - em julho, a Rua Dona Augusta teve o sentido invertido e passou a formar um binário com a Silveiro -, moradores passaram a relatar um aumento de colisões entre veículos, principalmente na esquina das ruas Miguel Couto e Dona Augusta. A situação se agravou há dois meses, quando um acidente entre lotação e carro que deixou duas pessoas mortas.
- Aquele cruzamento sempre foi perigoso, mas piorou muito com a mudança no sentido das ruas. Quase todo dia ocorria algum acidente no local, e há meses estávamos fazendo pedidos para colocarem uma sinalização - explica a secretária Andrea Silveira, 51 anos, que mora na Rua Miguel Couto há mais de duas décadas.
Como ficou o cruzamento onde ocorreu acidente fatal com lotação no Menino Deus
Sem uma resposta da prefeitura, alguns moradores, entre eles Andrea, criaram um grupo no Facebook para pressionar a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) a sinalizar a região. Cerca de 260 pessoas aderiram à iniciativa, e outras dezenas protocolaram pedidos junto ao órgão.
Jovem morto em acidente trabalhava em gabinete de desembargador
Imagens de câmeras de segurança mostram acidente no Menino Deus
As mudanças começaram a aparecer somente três semanas após o acidente fatal, quando as primeiras sinalizações foram implantadas. Depois de colocar tachões, placas e pintura no asfalto, a prefeitura espera, com a instalação das lombadas, resolver o problema na região:
- Quando se faz uma alteração de trânsito, é realizado um monitoramento no comportamento de pedestres e motoristas. O controle de velocidade era necessário no local - explicou Vanderlei Cappellari, diretor-presidente da EPTC.
*Mapa atualizado às 18h: localização das lombadas foi corrigida
Sinaleira não será instalada no local
Uma das medidas exigidas pelos moradores da região era a instalação de uma sinaleira no cruzamento. Cappellari, porém, afirma que estudos técnicos não indicaram a implantação:
- Os índices exigidos para justificar a colocação do semáforo, que se referem ao volume de veículos e pedestres no local, foram muito aquém do que seria necessário. Por enquanto, acreditamos que seria inadequada essa medida.
A decisão não é bem vista pela administradora Luciana Domingues, 46 anos, que trabalha em uma empresa na esquina das duas ruas:
- Muitos carros ainda descem a rua em alta velocidade, e vimos isso ainda hoje pela manhã, mesmo com as lombadas. Levamos muitos sustos diariamente, com buzinas e barulho de freadas bruscas. Acredito que a única solução seria um semáforo.
A possibilidade não é descartada por Cappellari:
- Vamos continuar monitorando aquele cruzamento. Se houver necessidade de novas intervenções, as medidas serão tomadas.
* Zero Hora