Notícias



Agito

Os reis da folia em 2016: conheça a Corte do Carnaval de Porto Alegre

Eleição aconteceu no sábado, no Porto Seco

14/12/2015 - 07h32min

Atualizada em: 14/12/2015 - 07h32min


Jeniffer Gularte
Enviar E-mail
Luiz Armando Vaz / Agencia RBS
Rainha Ju e as princesas Aline (E) e Tayná (D) bem acompanhadas pelo Rei Momo

A eleição da rainha Juliane Rodrigues, das princesas Tayná Pires e Aline Mello e do Rei Momo Maurício Melo dá a largada para o Carnaval 2016.

Leia outras notícias do dia

Escolhida neste sábado, a nova Corte de Porto Alegre já demonstra disposição e garra para trazer alegria à festa e não deixar ninguém parado no Sambódromo. Nas palavras dos eleitos, resgatar a união e a alegria do Carnaval são as missões que os esperam.

"Eu sempre acreditei que poderia ser rainha"
Rainha: Juliane Rodrigues, 26 anos
Peso e altura: 65kg e 1,62m

Na infância, o Carnaval de Porto Alegre era o passeio nas férias escolares da jovem que nasceu na Capital, mas foi criada em Pantano Grande, no Vale do Rio Pardo. Alimentando o sonho em participar da Corte do Carnaval, concorreu nos anos de 2008 e 2009. Este ano, a preparação para o concurso começou em abril, quando entrou na Escola Estado Maior da Restinga para concorrer:

- Eu sempre acreditei que poderia ser rainha, mas o grupo que concorreu era muito parelho. Quando soube (da vitória) tive vontade de chorar, vontade de sorrir, foram muitas emoções juntas em poucos instantes - comenta a auxiliar de escritório.

Para ela, a missão da Corte neste ano é motivar os carnavalescos e unir mais as escolas, resgatando a alegria de anos anteriores.

Renatinho Dornelles: "Revolução no calendário do Carnaval"

"Temos que trazer as pessoas para as escolas"

2ª princesa: Aline Mello, 27 anos
Peso e altura: 70kg e 1,72m

Mesmo há seis anos na Escola União da Vila do IAPI, na Zona Norte da Capital, Aline intensificou a preparação cultural sobre a história e as tradições do Carnaval para concorrer à Corte. Resgatar a folia e a alegria do Carnaval são as maiores missões do trio, na visão de Aline.

- Temos que trazer as pessoas para dentro das suas escolas. A Corte não é só avenida, precisa também chamar as pessoas para a festa, trazer o calor humano -considera a estudante de Comunicação Social, natural de São Leopoldo, no Vale do Sinos.

Para fazer bonito no desfile, também cuidou da alimentação e caprichou nos exercícios físicos. Este é o quarto título em cortes de Carnaval de Aline. Ela é a atual rainha de Novo Hamburgo. Em 2010, foi de São Leopoldo e, em 2011, da cidade de Tapes.

Saiba quem é a candidata a rainha do Carnaval preferida dos internautas

"Estou ansiosa para pisar naquele sambódromo"

1ª princesa: Tayná Pires, 20 anos
Peso e altura: 67kg e 1,72m

Natural de Bagé, Tayná veio para Viamão cursar Educação Física e ingressou na escola de samba Unidos de Vila Isabel.

Apaixonada por Carnaval desde a infância na Campanha, foi eleita rainha da Vila Isabel e conseguiu a oportunidade de disputar a entrada na Corte do Carnaval de Porto Alegre.

Renatinho Dornelles: "Jurados terão uma difícil tarefa"

Garantiu a vitória já no primeiro concurso e não vê a hora de começar a representar a folia que sempre admirou:

- Estou ansiosa por tudo, pelos eventos, pela descida na Borges de Medeiros e para pisar naquele sambódromo maravilhoso. É tudo um sonho.

Realizada, quer levar a alegria que a festa exige para dentro da avenida com simplicidade e um sorrisão no rosto.

- Ainda não caiu a minha ficha, estou muito feliz - diz a bonitona.

Rei Momo se despede do carnaval de Porto Alegre e aguarda escolha do sucessor

O novo dono da folia é Maurício Melo, um apaixonado

Rei Momo: Maurício Melo, 40 anos
Peso e altura: 130kg e 1,87m

Após dez anos do reinado de Fábio Verçoza, o posto de Rei Momo do Carnaval da Capital será ocupado pelo servidor público Maurício Melo, 40 anos. Candidato independente, ele assume o posto com a intenção de chamar a nova geração para a folia.

- Quero fazer um reinado de diálogo, escutando todos. E mostrar que qualquer pessoa pode estar apta a fazer parte do Carnaval - diz ele, natural de Porto Alegre.

Para participar do curso, Maurício rifou camisas da Dupla e arrecadou R$ 2 mil usados para pagar a fantasia.

- Todo esse esforço valeu a pena, vivo o Carnaval desde criança na rua e em salões. Desfilei pela primeira vez em 2004 e me apaixonei.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias