Notícias



Caminho do Bem

Cabeleireira de Porto Alegre oferece embelezamento pessoal gratuito a quem está desempregado

Conheça a história da cabeleireira Itanajara Almeida, que há dez anos tem projeto social para ajudar os desempregados

13/01/2016 - 07h07min

Atualizada em: 13/01/2016 - 07h07min


Mateus Bruxel
Enviar E-mail
Mateus Bruxel / Agencia RBS

Mais do que escovar um cabelo ou dar uma maquiagem nova à cliente, a cabeleireira Itanajara Almeida, 48 anos, de Porto Alegre, deseja renovar a alma daquela que senta na cadeira do salão de beleza dela, sempre às segundas-feiras. É o dia escolhido para auxiliar quem busca uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Há dez anos, que se completam no final deste mês, Itanajara criou o projeto social Embelezamento Popular, destinado a quem tem entrevista de emprego agendada.

Gratuitamente, a cabeleireira faz uma avaliação da cliente especial e sugere as alterações necessárias antes do momento mais importante. No próprio salão, a desempregada pode ganhar corte, escova e retoque nas unhas das mãos. Só mulheres são atendidas por Itanajara e pelas colegas do Itanajara Fashion Hair, localizado no Bairro Bom Fim. Em parceria com empresas de recursos humanos, que indicam as candidatas à repaginada no visual, Itanajara atende de graça entre seis e dez clientes por semana.

Conheça outras histórias do Caminho do Bem

Durante dois anos, a cabeleireira deu uma interrompida na ação por problemas de saúde. O recomeço ocorreu no início de 2015. Entre janeiro e fevereiro, a ação entra em recesso por conta das férias das funcionárias do salão. Ela será retomada a partir de março, mas a agenda começa a ser feita desde agora.

Mais de 500 pessoas foram atendidas pelo projeto, ao longo da década. O retorno de Itanajara vem na forma de um abraço, de um obrigado e, principalmente, no emprego conquistado pela cliente.



Começo
"Projeto teve início a partir da minha indignação quando ouvia e lia a respeito de vagas de emprego sugerindo que a pessoa tivesse uma boa aparência para se candidatar à vaga. Pensei que muitas pessoas não teriam condição até por estarem fora do mercado de trabalho. As primeiras atendidas foram as minhas próprias clientes que tinham deixado de frequentar o salão depois de perderem os empregos."

Ação
"Nas segundas-feiras, a gente se prontifica a fazer este tipo de atendimento. A interessada chega aqui, fazemos uma avaliação se ela precisa de um corte de cabelo, uma pintura ou mãos que, geralmente, precisam estar bonitas para a entrevista. Automaticamente, a pessoa já sente uma autoconfiança. Se sente capaz de chegar lá e lutar por uma vaga."


Chance
"Tem gente que nunca conseguiu entrar num salão de beleza. Quando a pessoa senta na nossa cadeira, e pede alguma coisa que nunca fez, fico emocionada. Não há nada mais gratificante do que ter a chance de realizar o sonho daquela pessoa, de transformá-la."

Sonho
"Meu sonho é ter parceiros para ampliar a ação. Apoiadores que me auxiliem de diferentes formas. Se eu tivesse um ônibus, por exemplo, poderia atender nas vilas da cidade e da Região Metropolitana. Fico imaginando quantas pessoas poderíamos ajudar aos domingos, resgatando a autoestima delas."


Lição
"Aprendi que a gente deve ajudar sempre a quem precisa. Independentemente da área que você atua, do que você faz. Se estiver ao alcance, deve auxiliar sempre porque a recompensa é maior que tudo. Eu sei que não ficarei rica financeiramente nesta profissão. Mas nada será maior do que a riqueza de valores que conquistei ao longo dos anos de ação solidária."

 

 

Curta a página do jornal no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias