Notícias



Moinhos de Vento

"Em menos de 15 minutos, assaltaram todas mesas", conta cliente assaltada em restaurante  

Quatro bandidos fizeram arrastão no Habib´s do bairro Moinhos de Vento na noite da última quinta-feira  

29/01/2016 - 09h22min

Atualizada em: 29/01/2016 - 12h28min


Jaqueline Sordi
Enviar E-mail



Cerca de 30 clientes, além de funcionários do restaurante Habib´s, no bairro Moinhos de Vento, viveram momentos de pânico na noite da última quinta-feira. Quatro homens armados entraram no local, renderam os garçons, roubaram os pertences dos clientes e ainda levaram o cofre do estabelecimento, em um arrastão que durou menos de 15 minutos.

Bandidos fazem arrastão em restaurante no bairro Moinhos de Vento

Zero Hora conversou com uma das vítimas. A cliente, de 34 anos, preferiu não ter a identidade revelada. Confira os principais trechos da entrevista:

Vocês costumam frequentar o restaurante? Já estavam sentados quando o assalto começou?

Foi a primeira vez que fui lá. Eu havia saído para correr com meu marido no Parcão um pouco antes, e pelas 21h fomos ao restaurante. Recém tinha escurecido e a gente sentou em uma mesa no meio do salão. Já havíamos feito o pedido da comida quando vimos que um homem se aproximou do gerente, que estava no meio da loja, disse "vem comigo, não fala nada", e levou ele para o fundo do estabelecimento.

Nesse momento, vocês se deram conta que era um assalto?

Começamos a perceber nesse momento que algo estava errado, já que outros três homens entraram com ele e começaram a render os garçons. Os homens vestiam blusões de manga comprida, todos vestidos de forma normal. Eles pareciam estar muito tranquilos, bem profissionais. Só nos demos conta do assalto porque um dos garçons foi rendido do nosso lado, mas tudo de forma muito discreta.

Crise na Segurança: os relatos de quem foi vítima da violência

A partir daí eles começaram a roubar os pertences dos clientes?

Sim, esses três caras começaram a se espalhar pelo salão, com mochilas abertas, presas pela parte da frente do corpo, parando de mesa em mesa. Eles chegavam em cada mesa, diziam que era um assalto, que estavam armados e pediam para as pessoas passarem tudo: celular, relógio, carteira. Eles guardavam as coisas na mochila e passavam para a mesa seguinte. Quando chegaram na nossa, avisei que não tinha nada, já que havíamos saído para correr e só levamos chave de casa. Ele imediatamente disse "então deixa", e passou para a mesa seguinte.

Quanto tempo durou tudo isso? Alguém tentou reagir?

Foi tudo muito rápido. Em menos de 15 minutos eles roubaram todo mundo, levaram o cofre e foram embora. Ninguém reagiu, ainda bem. Foi tudo tão discreto que, no meio do assalto, uma criança que brincava no parquinho do restaurante entrou e ficou correndo pelo salão, sem entender o que estava acontecendo. A mãe dela pediu para os bandidos para pegar a criança, com medo que ela se assustasse e fizesse alguma coisa, e os homens deixaram. Além disso, um grupo de meninos entrou na loja para comprar comida, sem entender que estava acontecendo um assalto lá. Os garçons tentaram impedir a entrada deles, mas não conseguiram. Quando viram que era um assalto, quiseram sair para avisar a polícia, mas alguém lá dentro disse: "não avisa que pode ser pior".

Qual a saída contra a violência, segundo BM e Polícia Civil

Quando os bandidos saíram, qual foi a reação das pessoas?

Ficou todo mundo estático. Ninguém tinha coragem de falar, de reagir, de fazer qualquer coisa. As pessoas estavam em pânico e assustadas. Ficaram sentadas em suas cadeiras, com medo de fazer qualquer coisa. Aos poucos, os garçons e gerentes saíram do fundo da loja, onde haviam sido levados pelos bandidos para roubar o cofre, e começaram a acalmar as pessoas. Em seguida, uma viatura da polícia chegou.

Leia mais notícias do dia

Você é carioca e mora há pouco tempo em Porto Alegre. Se sente mais segura aqui ou no Rio de Janeiro?

Essa é uma pergunta difícil, bem difícil. Quando cheguei aqui, tinha a expectativa de que iria me sentir muito mais segura. Não estava preparada para o fato de as ruas não serem seguras. O ruim daqui é que os bandidos de rua são mais violentos.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias