Notícias



Seu problema é nosso

Sem cirurgia e sem dinheiro: rapaz de Gravataí aguarda operação e auxílio doença há 77 dias

Secretaria da Saúde do Município informou que o caso é prioridade, mas não tem data agendada 

22/01/2016 - 08h22min

Atualizada em: 22/01/2016 - 08h23min


Há 77 dias, o auxiliar de serviços gerais Willian da Silva Guralski, 21 anos, aguarda uma cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No dia 11 de novembro de 2015, ele sofreu um acidente de moto na ERS-020, na altura da Parada 96 de Morungava, em Gravataí. Ele teve fratura no braço e no pé direitos.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

– Eram 22h, estava muito escuro, um carro me fechou, eu bati e caí da moto. O motorista não se feriu. Ele parou prestou socorro, chamou o Samu e ficou esperando – conta.

Willian foi levado para o Hospital Dom João Becker, onde recebeu o primeiro atendimento. Segundo o auxiliar de serviços gerais, foram colocadas talas no braço e no pé e dois dias depois foi mandado para casa.

– O médico fez os exames e disse que eu preciso colocar pinos no braço e gesso no pé, achei que ele já marcaria a operação, mas o hospital me encaminhou ao Pronto Atendimento 24 horas de Gravataí. Para agendar, já fui quatro vezes, mas me mandam para o Dom João Becker. Um passa para o outro e eu preciso operar – diz.

Willian está afastado do trabalho:

– Sinto muita dor. Estou de licença, mas não estou recebendo porque aguardo a perícia do INSS, que está em greve.

Willian teme por infecções causadas pela falta da troca da tala e limpeza dos ferimentos.

Caso é prioridade, mas não tem data marcada

A Secretaria da Saúde de Gravataí confirmou que William está cadastrado no sistema da Central de Marcação de Consultas e informou que a operação dele ainda não tem data agendada devido à quantidade de pessoas que aguardam cirurgia na fila do atendimento pela rede pública.

A prefeitura informou ainda que ele está inserido no sistema como prioridade, e que a Central de Marcação do Estado é a responsável por agendar o procedimento.

Leia mais notícias do dia

Curta a nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias