Notícias



Dica de passeio

Conheça as lagoas do Litoral Norte com salva-vidas nesta temporada

Visitamos os lugares e mostramos porque parte dos veranistas prefere a água doce

13/02/2016 - 07h01min

Atualizada em: 13/02/2016 - 07h01min


Mateus Bruxel / Agencia RBS

Águas calmas, cristalinas e doces são um convite para quem cansa do Nordestão soprando à beira-mar no Litoral Norte. Nesta temporada da Operação Golfinho, que segue até 28 de fevereiro, cinco lagoas em três municípios da região contam com o auxílio de salva-vidas nos finais de semana e são opção para quem quer fugir do agito do mar, mesmo continuando próximo a ele.

Situadas em Pinhal, Cidreira e Osório, as áreas contam com infraestrutura mínima para passar o dia em família, curtindo a tranquilidade, ou até para acampar, como ocorre nas duas lagoas liberadas para banho em Osório. Mais do que resgate, os salva-vidas destes espaços atuam orientando e prevenindo possíveis sustos. Enquanto um fica na guarita, o outro circula nas margens.



Lazer em família
Segundo o comandante do 9º Comando Regional de Bombeiros, em Tramandaí, tenente-coronel Luiz Ernesto Duarte, responsável pelo monitoramento das águas doces no Litoral Norte, neste ano a Operação Golfinho suspendeu os trabalhos na Lagoa dos Barros, em Santo Antônio da Patrulha, devido às cheias na área. Restaram, então, as cinco que recebem salva-vidas nos finais de semana.  

- Por terem águas calmas, são lugares frequentados, principalmente, por famílias com crianças e idosos - explica o tenente-coronel.

 
Matheus e a família adoram a Rondinha

Sem vento e sem água-viva

Apesar de não oferecerem a mesma estrutura da beira da praia, as lagoas têm público cativo. Entre os frequentadores, os motivos pela preferência vão desde a inexistência de ventos fortes até a fuga das águas-vivas, que tomaram conta do mar no Litoral Norte nesta temporada. Moradora de Eldorado do Sul, a cabeleireira Letícia Dutra, 28 anos, costuma veranear em Pinhal com o filho Matheus, dez anos, e outros dez familiares.

Em dias nublados ou com vento, o passeio da turma fica distante das areias do balneário. É na Lagoa da Rondinha, às margens da ERS-040, que a família encontra tranquilidade. Com a ausência de ondas, é possível colocar as cadeiras dentro da água. Enquanto os adultos descansam, as crianças se divertem.

- Viemos logo depois do almoço. É um lugar bem família, onde é possível ficar na água sem a preocupação de saber se a próxima onda vai te derrubar - comenta Letícia.

Leia mais
Final de semana deverá ser de sol e calor no Litoral Norte
Mães-d'água assustam banhistas em Capão Novo
Casal cuida de 433 cães em abrigo de animais em Imbé

Matheus tem na ponta da língua as justificativas para gostar mais da água doce do que da salgada:

- É mais calmo e não tem água-viva. Fui queimado por uma no mar e fiquei como medo de entrar.



Péricles se diverte na Cerquinha

Criançada adora

Na praia de Magistério, é a Lagoa da Cerquinha que atrai a atenção de quem está acostumado a veranear na região. Basta o Nordestão atacar na beira da praia para o local receber até 2 mil pessoas num único domingo, mesmo com acesso precário, desde uma rua com paralelepípedos irregulares até um caminho estreito pela areia que leva à lagoa. É ali que Péricles Dorneles, 12 anos, do Bairro Stela Maris, em Alvorada, e a família passam as tardes. O passatempo do menino é brincar com o snorkel (máscara de mergulho). 

- A água é clarinha e dá para mergulhar. Como sempre passei as férias no Laranjal (praia da Lagoa dos Patos, em Pelotas), gosto mais de água doce - justifica.

Para a servidora pública Cláudia Rocha, 60 anos, de Viamão, a lagoa é a melhor opção para quem tem crianças. Os netos dela, Murilo, dois anos, e Vitor, três anos, são os que mais aproveitam, seja na água ou no colchão disposto sobre a grama que vai até a beira da lagoa. 

- Além de ter salva-vidas, a água não é gelada, não tem ventania e estamos livres da água-viva. Quer lugar melhor do que este? - resume Cláudia.

No mapa abaixo, confira como chegar e o que encontrar em cada uma das lagoas

 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias