Notícias



Temporários

Estado terá 180 policiais militares a menos a partir desta sexta-feira

Contratos temporários vencem às 23h59min desta quinta-feira. Renovação já foi encaminhada, mas não tem previsão para ser liberada

25/02/2016 - 21h51min

Atualizada em: 25/02/2016 - 21h53min


Karina Sgarbi / Especial

Um atraso na renovação dos contratos de 180 policiais militares (PMs) temporários em todo o Rio Grande do Sul impedirá que eles exerçam suas funções a partir desta sexta-feira. Conforme a Brigada Militar (BM), a demanda foi encaminhada nesta quinta-feira, mesmo dia em que vence a contratação, que era válida por dois anos. No pedido, é solicitada a renovação por mais um ano.

Entretanto, a liberação precisa ser feita pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), mediante aprovação do Grupo de Assessoramento Especial (GAE), que tem reunião marcada para esta sexta-feira, mas sem prever o assunto na pauta. A demanda pode ser incluída em regime de urgência e, se aprovada, dependerá de liberação do secretário Giovani Feltes. Do contrário, a renovação contratual poderá atrasar por mais de uma semana, até que haja uma nova reunião do GAE.

Leia mais
PMs do Interior são convocados para atuar contra a guerra do tráfico na Capital
Suspeitos são presos após perseguição e acidente na Capital
Mais de 300 PMs atuam somente na área administrativa, diz Abamf

A tendência, conforme a Sefaz, é de que a solicitação seja aprovada, uma vez que não prevê um novo investimento, somente a manutenção de um gasto que já vinha ocorrendo. Enquanto não houver a liberação, os 180 PMs não poderão trabalhar, o que obrigará o remanejo de tropas. O efetivo temporário no Estado atua principalmente nas guardas de quartéis e em presídios.

– A não renovação dos contratos temporários vai tirar PMs do policiamento nas ruas para suprir essas necessidades, sendo que 40% desse total atua nos presídios – afirma o presidente da Associação Beneficente Antônio Mendes Filho (Abamf), Leonel Lucas.

Conforme a BM, os comandos regionais estão orientados a reorganizar a força de trabalho de acordo com as necessidades. Portanto, PMs devem ser retirados das ruas ou de atividades administrativas para suprir os 180 temporários que não poderão atuar.

Leia as últimas notícias de Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias