Notícias



Alimento dos funcionários

Restaurante onde foram encontrados gambás na cozinha é interditado na Lagoa da Conceição

Dois animais ainda estavam vivos e outros dois estavam no congelador, temperados para serem consumidos

11/02/2016 - 09h22min

Atualizada em: 11/02/2016 - 09h22min


Gabriela Wolff
Enviar E-mail
Gabriela Wolff / Agência RBS
Dois gambás temperados e congelados e dois vivos foram encontrados na cozinha de restaurante

A Vigilância Sanitária de Florianópolis autuou e interditou o restaurante Chalé do Camarão, na Lagoa da Conceição, nesta quarta-feira, dia 10, depois que foram encontrados gambás em sua cozinha. Dois animais estavam vivos e dois estavam no congelados, temperados para serem consumidos.

Leia mais notícias da Grande Florianópolis

De acordo com informações do comandante da Polícia Militar Ambiental no Leste da Ilha, Marcelo Duarte, os policiais se dirigiram até o restaurante após uma denúncia feita por uma ex-funcionária. No local foram encontrados os animais: 

- Os dois gambás mortos estavam prontos para consumo em um freezer junto com outros alimentos, como peixe e camarão. Os dois animais vivos estavam em um freezer desativado nos fundos do restaurante - contou Marcelo. 

 

O proprietário alegou para os oficiais que os animais foram capturados dentro do estabelecimento e seriam consumidos pelos próprios funcionários. A Vigilância Sanitária foi acionada e o restaurante fechado. O homem e um auxiliar de cozinha, que teria feito o abate, foram detidos por crime ambiental, já que se trata de animal silvestre com caça e comercialização proibida. Os dois foram liberados após assinarem um termo circunstanciado.

Os gambás foram levados para a sede da Polícia Ambiental e soltos no Parque do Rio Vermelho na manhã desta quinta-feira. O veterinário do parque, João Vitor Roeder, disse que os animais estavam um pouco apáticos e estressados pelo cativeiro, mas em pouco tempo se recuperaram. Ele explica que além de ser proibido a caça de gambás, existem riscos ao consumir sua carne: 

- Estes animais podem ser reservatórios de doenças como leptospirose e raiva, e não se sabe sua procedência, já que não existe inspeção nenhuma - explicou.

Restaurante fechado nesta quinta

Na manhã desta quinta-feira, não havia ninguém no restaurante para falar sobre o assunto. Um homem que havia sido contratado ontem para trabalhar de garçom estranhou a porta fechada e foi informado pela reportagem do ocorrido.

Dois funcionários que estavam nos fundos se limitaram a dizer que estavam de folga na quarta-feira e não iriam falar sobre os gambás.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias