Notícias



Todos contra o mosquito

Sábado será de mobilização para combate ao Aedes aegypti. Veja a programação na Região Metropolitana

Comunidade está sendo convidada a abrir as portas aos agentes de saúde e aos militares que estarão participando da ação

12/02/2016 - 18h02min

Atualizada em: 12/02/2016 - 18h02min


Andréa Graiz / Agencia RBS

Neste sábado, ocorre o Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Aedes aegypti, transmissor do zika vírus, da dengue e da febre chikungunya. No Rio Grande do Sul, 32 cidades gaúchas receberão a campanha. Estarão em campo cerca de 20 mil militares, 20 mil servidores estaduais e municipais da área da Saúde e outros 20 mil funcionários públicos das demais secretarias de Estado e das prefeituras municipais.

A Capital e pelo menos nove cidades da Região Metropolitana participarão da ação. Cachoeirinha e Gravataí estão programando outra data para os trabalhos. Já Guaíba, São Leopoldo e Viamão estenderão a ação durante toda a próxima semana.

Leia mais:
Estado investiga possível primeira morte por dengue em 2016
Casos de dengue sobem 48% em janeiro, em todo o país

A Secretaria Estadual da Saúde orienta os moradores a receberem os agentes de saúde e os militares que orientarão as famílias. Nas cidades onde o Exército estiver atuando, cada visita será feita por um agente e um militar. Os agentes poderão ser identificados pelo crachá e pelo colete. Segundo os dados da Vigilância Ambiental, 75% dos focos de mosquitos estão localizados em residências ou ambientes domésticos.

Neste ano, o Estado tem 701 casos notificados de dengue. Destes, 58 estão confirmados. Ainda teve nove notificações de chikungunya, ainda sem confirmações. E pelo menos 52 casos suspeitos de zika foram notificados. Um deles já confirmado. É o de uma mulher de 30 anos, moradora do Bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre, que contraiu a doença fora do Estado.

Leia mais:
Prato cheio para o Aedes: morador encontra 103 pneus velhos em terreno da Zona Sul
Diagnosticada com dengue, Glenda Kozlowski desabafa: "Nocauteada por um mosquito"

O Exército no Dia D

Os municípios do Rio Grande do Sul que receberão militares contam com Ordens Militares. São eles: Alegrete, Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Canguçu, Canoas, Caxias do Sul, Cruz Alta, Dom Pedrito, General Câmara, Ijuí, Itaqui, Jaguarão, Nova Santa Rita, Pelotas, Porto Alegre, Quaraí, Rio Grande, Rosário do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santiago, Santo Ângelo, São Borja, São Gabriel, São Leopoldo, São Luiz Gonzaga, Sapucaia do Sul, Tramandaí, Uruguaiana.

Leia mais notícias do dia



Curta nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias