Notícias



Seu problema é nosso

Comunidade de Porto Alegre pede instalação de lixeiras em praça

Smam não garantiu uma data para instalação dos equipamentos, pois não há lixeiras disponíveis no momento

15/03/2016 - 07h54min

Atualizada em: 15/03/2016 - 07h55min


Em dezembro do ano passado, a Praça Dois da Super Quadra Dois, localizada em frente à Rua Alameda G, na Primeira Unidade da Restinga, Zona Sul de Porto Alegre, estava coberta de lixo e com os brinquedos infantis quebrados. Após diversas reclamações da comunidade e da publicação do problema dia 4 de dezembro do ano passado, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) se comprometeu em cumprir o calendário de limpeza da área, previsto para cada 45 dias, além do recolhimento semanal de lixo.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

Educação

Depois da reportagem, os brinquedos da praça receberam manutenção e, segundo o vendedor Paulo Roberto Santos dos Santos, 36 anos, morador do local, a o espaço está em boas condições para os moradores.

Entretanto, falta um item importante. A área de lazer não tem cestos de lixo para descarte de sujeira. Para evitar que a praça fique cheia de entulhos novamente, Paulo resolveu improvisar lixeiras feitas com baldes para que os visitantes coloquem lixo no local certo.

– Como eu já havia dito antes, não me importo em ajudar na conservação da pracinha, mas é preciso ter condições adequadas para mantê-las – diz o vendedor.

Desde o dia 28 de dezembro, Paulo vem solicitando a colocação de cestos na Praça da Alameda. O prazo dado pela prefeitura por meio do 156, o Fala Porto Alegre (protocolo 4422831558) para instalação dos objetos venceu no dia 27 de janeiro e, mesmo assim, nada foi feito até o momento.

– Eu coloquei uns baldes para serem usado como latas de lixo, mas isso não é o ideal e não resolve nosso problema. Estou cansado de tanto pedir e sempre que preciso o município não cumpre as datas – reclama Paulo.

Parte do problema, segundo o morador, é a falta de conscientização da própria vizinhança que, muitas vezes, descarta o lixo em local irregular e não cuida para manter a praça sempre em ordem.

Investimento

Contudo, ele não isenta a prefeitura de sua responsabilidade na instalação do mobiliário público.

– Pagamos nossos impostos e queremos ver o dinheiro aplicado na comunidade – diz.

Os moradores também esperam a ajuda da Assessoria Comunitária da Smam para criarem um jardim.

Smam não garante data para colocar

Na semana passada, a Secretaria do Meio Ambiente informou que o protocolo desta solicitação está registrado e segue em trâmite na prefeitura. No entanto, a Smam não informou quando vai instalar o equipamento na Praça Dois. Conforme a secretaria, a demanda será atendida neste semestre, assim que estiverem disponíveis novas lixeiras.

Reclamação

Reclamações e solicitações para a prefeitura devem ser encaminhadas pelo telefone 156, o Fala Porto Alegre. É importante guardar o número do protocolo.

Leia mais notícias do dia

Curta a nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias