Notícias



Acerto de contas

Giane Guerra: economize comprando no "atacarejo"

Colunista do Diário Gaúcho dá dica para cortar mais gastos para ajustar o orçamento.

22/03/2016 - 09h00min

Atualizada em: 22/03/2016 - 09h02min


Está difícil de achar onde cortar mais gastos para ajustar o orçamento? Aí vai uma dica que funciona: comprar no atacado. O Rio Grande do Sul tem os chamados "atacarejos". São mercados que vendem em quantidades maiores, mas que aceitam clientes do varejo, ou seja, consumidores que compram para si, e não para revender.

Leia as últimas notícias do dia

Ficam em regiões mais afastadas e não precisam de muitos funcionários. Tanto que as lojas não são tão arrumadas como os supermercados normais. Isso permite redução de custos e, portanto, a cobrança de preços menores.

Leia mais:
Mulher chefe de família é economia em casa na certa
Insegurança com a economia faz família reduzir consumo

Dica: que tal reunir alguns familiares ou até mesmo vizinhos para comprar no atacado? Podem até rachar o combustível.

Leia outras colunas da Giane Guerra

Frutas e verduras
Um lugar interessante para comprar por atacado é a Ceasa/RS. Com as variações no clima, frutas, legumes e verduras tiveram aumentos fortes de preço.

Xepa
E a Ceasa ainda tem a xepa, como se chama o fim de feira. A coluna encontrou até banana a R$ 0,50 o quilo no fim do período de negociações entre os produtores. A dica é o meio da tarde de sexta-feira, lá pelas 15h ou 16h.

Aliás, nesta terça-feira, a Ceasa começa a Feira da Semana Santa. A promessa é vender peixes e frutos do mar pela metade do preço dos supermercados.

Menos chocolate
Se vai reduzir a quantidade do produto, tem que informar claramente na embalagem. Isso está na lei e vale também para os ovos de Páscoa. Por falta dessa informação para o consumidor que o Procon de Porto Alegre vai autuar Nestlé, Garoto e Lacta.

O órgão identificou redução de até 15% em ovos de chocolate na comparação com a Páscoa do ano passado. As empresas poderão ser multadas e até ter as vendas suspensas.

Leitor pergunta
O leitor Cláudio está desempregado e pergunta se as empresas podem se negar a contratá-lo por estar em cadastros de inadimplentes.
Resposta: pode ser considerada uma forma de discriminação. Há decisões judiciais que, inclusive, lembram que a pessoa nunca conseguirá se livrar das dívidas sem conseguir um emprego. Mas há exceções. Algumas empresas argumentam que determinadas funções podem gerar riscos, como pessoas que trabalham com a área financeira. A pessoa que for rejeitada pode entrar na Justiça. Só que precisa provar que a negativa do emprego foi por estar inadimplente. Isso é difícil. Se conseguir, pode pleitear indenização por danos morais.

Dispara número de ações trabalhistas
O número de ações cresceu 50% na Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul em cinco anos. Só em 2015, foram quase 189 mil ações no primeiro grau. O motivo principal é a crise econômica, que elevou o número de demissões.

Ao mesmo tempo em que registra esse crescimento, a Justiça do Trabalho passa por um corte no orçamento. Uma saída, e que vai ganhar força neste ano, é dar atenção especial a grandes empresas que sofrem alto número de ações. A ideia é solucionar esses processos de forma agrupada.

Condomínio atrasado
Atenção para quem está com contas de condomínio atrasadas. Já estão em vigor as novas regras para agilizar a cobrança. Atualmente, a inadimplência fica entre 11% e 15% no Rio Grande do Sul, segundo o Sindicato da Habitação (Secovi/RS).

A multa é baixa – apenas 2% – e isso faz com que o condomínio seja opção na hora de atrasar alguma conta no mês. Só que as despesas do imóvel, seja comercial ou residencial, seguem.

Então, o valor acaba sendo dividido por quem paga a conta em dia e isso gera muito descontentamento entre vizinhos por aí. A principal mudança é a aceleração do trâmite na Justiça. A dívida de condomínio passa a ser um título executável. Com isso, o condômino terá três dias úteis para quitar o débito ou indicar bens e imóveis para leilão. Caso não faça, pode ser determinada a execução com penhora de bens. O próprio imóvel pode ser usado para pagar a dívida.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias