Notícias



Porto Alegre

Hospital Presidente Vargas precisa de doação de leite materno

Mães que estão amamentando podem fazer a diferença e ajudar outros bebês. Equipe vai até a residência buscar o leite da doadora.

30/03/2016 - 13h40min

Atualizada em: 30/03/2016 - 13h43min


O Banco de Leite do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), em Porto Alegre, está com estoque baixo e apela para a solidariedade de mães que estejam amamentando seus filhos e não tenham falta de leite.

Para os bebês prematuros, o alimento é fundamental na luta pela sobrevivência, e por isso a preocupação com é grande. Quando os bebês internados não recebem da mãe, ficam com o leite doado. Toda mãe que estiver amamentando e quiser ser doadora deve entrar em contato com o Banco de Leite Humano do HMIPV.

Leia mais:
Governo lança campanha de mobilização para incentivar vacina contra HPV

Serão avaliados os dados clínicos, com orientações iniciais para esgotar as mamas manualmente e armazenar o leite. O leite recebido será pasteurizado e analisado no laboratório do hospital.

Banco de Leite do HMIPV: Avenida Independência, número 661, esquina com rua Garibaldi Telefone
Telefone: (51) 3289-3334

Importante: Caso a mãe doadora não tenha como ir ao Banco de Leite, uma equipe vai ao endereço informado.

O que é preciso saber para doar:

– A coleta do leite pode ser feita em casa, desde que as mulheres doadoras estejam amamentando e que a retirada obedeça algumas regras de higiene.

– Antes da retirada do leite, a mulher deve higienizar bem a região das mãos até os cotovelos. Na hora da retirada, ela deve fazer uma massagem e desprezar os primeiros jatos de leite, reduzindo, dessa forma, o número de micro-organismos que podem estar no leite.

– A doadora deve fazer a coleta no frasco fornecido e identificá-lo com nome, data e horário. Após, colocá-lo no congelador ou no freezer.

– As retiradas seguintes devem ser depositadas em vidros separados, sempre esterilizados em água fervente. Depois, o leite deve ser colocado junto ao frasco da primeira coleta, que já estará armazenado no congelador ou freezer.

– O processo deve ser repetido até que o vidro inicial fique cheio.

– Antes de ir para o estoque, o líquido será examinado e pasteurizado.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias