Notícias



Operação Lava Jato

Moro derruba sigilo e divulga grampo de ligação entre Lula e Dilma 

Na conversa, Dilma diz a Lula que estaria encaminhando para ele o "termo de posse" para que ele usasse "em caso de necessidade"

16/03/2016 - 19h26min

Atualizada em: 16/03/2016 - 20h22min


O juiz Sérgio Moro retirou, nesta quarta-feira, o sigilo de interceptações telefônicas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em uma das ligações gravadas pela Polícia Federal, a presidente Dilma Rousseff, que o nomeou como ministro chefe da Casa Civil diz a Lula que estaria enviando um "termo de posse" para que ele ele usasse "em caso de necessidade" As informações são do G1 e da revista Época, que divulgou o áudio da conversa, ouça:


A transcrição das conversas foi anexada ao inquérito que tramita em Curitiba despachado pelo juiz ainda nesta quarta-feira. No documento, Moro afirma que, “pelo teor dos diálogos degravados, constata-se que o ex-presidente já sabia ou pelo menos desconfiava de que estaria sendo interceptado pela Polícia Federal, comprometendo a espontaneidade e a credibilidade de diversos diálogos”.

O juiz registra que “alguns diálogos sugerem que tinha conhecimento antecipado das buscas efetivadas em 4 de março de 2016, no dia em que a Policia Federal fez buscas na casa do ex-presidente e o levou para depor.

Moro também disse que "em alguns diálogos, fala-se, aparentemente, em tentar influenciar ou obter auxílio de autoridades do Ministério Público ou da Magistratura em favor do ex-Presidente”. No entanto, o magistrado diz não ter encontrado indícios que provem que a intenção foi efetivada.

Veja a transcrição da conversa:

- Dilma: Alô
- Lula: Alô
- Dilma: Lula, deixa eu te falar uma coisa.
- Lula: Fala, querida. Ahn
- Dilma: Seguinte, eu tô mandando o 'Bessias' junto com o papel pra gente ter ele, e só usa em caso de necessidade, que é o termo de posse, tá?!
- Lula: Uhum. Tá bom, tá bom.
- Dilma: Só isso, você espera aí que ele tá indo aí.
- Lula: Tá bom, eu tô aqui, fico aguardando.
- Dilma: Tá?!
- Lula: Tá bom.
- Dilma: Tchau.
- Lula: Tchau, querida.

Leia mais notícias do dia
Curta a nossa página no Facebook

* Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias