Tecnologia
Secretaria da Educação firma parceria com o Google nesta segunda-feira
Ferramenta foi apresentada durante assinatura do Termo de Cooperação, no Palácio da Justiça
Na tarde desta segunda-feira, mais um passo foi dado para o projeto da Google Apps for Education, braço do Google na área da Educação, para levar tecnologia às escolas do Estado. A empresa norte-americana disponibilizará aplicativos para todos os setores das escolas, a fim de ajudar o Rio Grande do Sul a encontrar soluções para problemas no ensino.
A assinatura do Termo de Cooperação e a apresentação das ferramentas ocorreram no Auditório do Palácio da Justiça, com a presença do secretário estadual de Educação, Carlos Eduardo Vieira da Cunha, dos representantes do Google, Rodrigo Pimentel e Thais Blumenthal de Moraes, e do CEO da MSTECH, Eduardo Stevanato. Contratada pelo Google, a empresa MSTECH fornecerá as informações e o apoio técnico necessário durante a implantação dos aplicativos.
Leia mais:
Para 92% dos professores, uso de tecnologia em sala de aula é positivo
"A tecnologia vai melhorar a educação, mas não substituí-la"
O projeto pretende utilizar aplicativos do Google no ambiente escolar, tornando mais fácil a conectividade, o acesso a conteúdos, a identificação e a interação entre aluno e professor e a realização de provas e tarefas.
– A nossa ideia é aplicar inovação à educação, porque acreditamos que a tecnologia sozinha não funciona tanto. Pretendemos também analisar o status educacional do Rio Grande do Sul e, assim, trazer ferramentas que ajudem solucionar problemas – comenta o representante do Google, Rodrigo Pimentel.
Nos próximos dias, 30 professores gaúchos devem começar a receber treinamento de capacitação para atuarem como multiplicadores do programa em escolas da Capital e do Interior. Ainda não há previsão de quando as ferramentas serão disponibilizadas às instituições. No entanto, Pimentel garante que será em breve e que cerca de 300 escolas estaduais devem fazer parte do projeto.
– A ideia é começar a testar as ferramentas em escolas de tempo integral, onde pode ser atingido maior impacto – ressalta Rodrigo.
Entre os aplicativos do Google que devem ser disponibilizados para as escolas estão o Classroom, o Drive, planilhas, e equipamentos como o Chromebook, um notebook da marca.