Economia e Política



Empréstimos

Trabalhador privado poderá usar FGTS como garantia de consignado

Será permitido utilizar até 10% do saldo do fundo para garantir empréstimo. Medida provisória liberando uso foi publicada no Diário Oficial

30/03/2016 - 15h17min

Atualizada em: 30/03/2016 - 15h17min


Jessé Giotti / Agencia RBS

Uma medida provisória publicada nesta terça-feira permite que o trabalhador do setor privado ofereça até 10% do saldo de seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como garantia em um empréstimo consignado, que tem as prestações descontadas da folha de pagamento.

Confira os novos limites para financiamento habitacional

O empregado também poderá dar como garantia nas operações de empréstimo até 100% do valor da multa paga pelo empregador, em caso de demissão sem justa causa. A expectativa do Ministério da Fazenda é de que essa medida possa reduzir as taxas de juros cobradas em empréstimos para os trabalhadores do setor privado.

Motoristas gaúchos devem pagar IPVA até abril

Em nota à imprensa, o Ministério da Fazenda afirma que a iniciativa busca trazer meios para que os empréstimos consignados, operações de crédito que apresentam menores taxas de juros, venham a atender de forma mais significativa os trabalhadores do setor privado, já que atualmente esta modalidade tem se restringido quase que exclusivamente aos servidores públicos e pensionistas do INSS.

CPI revela fraudes no programa Minha Casa, Minha Vida em Pinhal Grande

Ainda é necessário que o agente operador do FGTS, a Caixa Econômica Federal, defina os "procedimentos operacionais" para que as novas regras sejam aplicadas. A decisão também passa pelo Conselho Curador do FGTS, que poderá acabar definindo o número máximo de parcelas do financiamento e a taxa máxima de juros a ser cobrada nessa modalidade de empréstimo.

Mesmo antes de ser publicada, a medida já gerava polêmica. A crítica principal era sobre o comprometimento do Fundo de Garantia do trabalhador. Porém, em nota o Ministério da Fazenda explicou que o montante só seria usado em caso de não pagamento, ou seja, não seria um saque dos depósitos, mas uma forma de reduzir juros e o risco de não pagamento, para a instituição financeira.

Índice do aluguel tem alta de 11,56% em 12 meses

O governo estima que a iniciativa pode alavancar R$ 17 bilhões em novas operações de crédito, valor que seria alcançado se 10% dos trabalhadores recorressem à medida.

"A medida tem potencial para desenvolver o crédito consignado no setor privado brasileiro. Essa medida tem por objetivo dar mais escolha aos trabalhadores, que poderão optar por tomar ou não empréstimos e, caso a decisão seja pelo empréstimo, se querem ou não utilizar seus direitos junto ao FGTS para pagar menos juros", afirma o texto do Ministério da Fazenda.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias