Rumo à faculdade
Alunos do Ensino Médio ganham aliado para as provas do Enem
Plataforma permite criar plano de estudos de acordo com o curso desejado e o tempo disponível de cada candidato
Quem está se preparando para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal porta de acesso ao ensino superior no Brasil, ganhou uma ferramenta que promete ajudar a vencer as provas. É o projeto Hora do Enem, lançado nesta terça-feira, em Brasília.
Leia mais:
MEC lança exame específico para certificação de Ensino Médio para alunos do EJA
Os alunos terão acesso gratuito ao hotsite Hora do Enem. Trata-se de um espaço interativo de estudo com dicas, vídeos educativos, simulados on-line e um programa diário na TV Escola. A iniciativa é parceria entre o Ministério da Educação, o Serviço Social da Indústria (Sesi) e a TV Escola, canal público do MEC.
Simulados
No dia 30 de abril será realizado o primeiro simulado on-line, disponível para todos os 2,2 milhões de estudantes do último ano do ensino médio das redes pública e particular. Estão previstos ainda outros três simulados, nos dias 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro.
Leia mais:
Estudantes de medicina farão avaliação nacional para receber o diploma
Caso o estudante não tenha condições de realizar o simulado em computador próprio, o MEC oferece acesso em universidades e institutos federais, instituições particulares e comunitárias e escolas estaduais de ensino médio. Esses estudantes precisam fazer inscrição para os locais de prova de 11 a 15 de abril, por meio da plataforma Hora do Enem.
Hora do Enem: horadoenem.mec.gov.br
– Aplicativo para web e android com vídeo-aulas e exercícios de toda a matriz de conteúdo do Enem.
– Permite diagnóstico individual e plano de estudo personalizado para cada estudante, com base no curso desejado e nas necessidades específicas.
– O programa é baseado no projeto Geekie Games de forma gratuita, até o dia 31 de janeiro de 2017, para alunos do 3º ano da rede pública.
Como começar a estudar
– Clique na aba Plataforma de Estudo para montar o plano e começar a fazer exercícios. É preciso criar conta com nome, e-mail e senha.
– Ao se cadastrar, escolha o curso desejado e o ritmo de estudo previsto:
Rápido: 30 minutos por dia
Moderado: 1 hora por dia
Sério: 2 horas por dia
Intenso: 3 horas por dia
É possível mudar o ritmo quando quiser
– Com isso, se recebe o plano de individualizado com quais aulas precisa assistir e exercícios.
– É possível avaliar o desempenho e se saber o quanto foi estudado.
MECFlix
O estudante terá vídeos sob demanda no MECFlix, com estreia prevista para 30 de abril, após o primeiro simulado. Estarão disponíveis videoaulas, notícias atualizadas sobre o Enem, além de um programa diário produzido pela TV Escola.
* Diário Gaúcho