Notícias



Seu problema é nosso

Atraso em entrega de medicamento prejudica menino de Porto Alegre

Secretaria da Saúde informou que a distribuição será normalizada em breve

16/05/2016 - 08h30min

Atualizada em: 16/05/2016 - 08h31min


Três meses para conseguir retirar de graça um medicamento necessário para o bom desempenho na escola. A demora gerou preocupação para a família do estudante Everton Rezende Junior, dez anos, que aguardava o repassasse do remédio que precisa para controlar o déficit de atenção na escola.

Toda vez que a mãe, Ana Paula Fernandes, 39 anos, ligava para a Secretaria Estadual da Saúde, recebia a informação de estava em falta.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

Espera

No início de março, Ana Paula encaminhou o pedido que gerou um processo administrativo na Secretaria da Saúde para receber o metilfenidato 10mg, a Ritalina, de forma gratuita. A solicitação foi aprovada em abril.

O problema é que até a semana passada ele não havia recebido nenhum dos 45 compridos mensais que havia solicitado.

Problema

Diagnosticado com déficit de atenção em 2013, Everton toma um comprimido e meio do medicamento por dia nos meses em que frequenta a escola. Sem o remédio, o menino fica disperso em sala de aula.

– Ele não presta atenção, não copia as coisas. Fica como se estivesse em outro mundo – explica a mãe, preocupada com a situação.

Empréstimo

Para garantir que Everton fosse medicado, Ana Paula teve que pedir dinheiro emprestado a uma amiga para comprar a Ritalina que deveria ter sido disponibilizada por meio da Farmácia de Medicamentos Especiais em Porto Alegre. O salário de auxiliar administrativo, segundo a mãe, é insuficiente para pagar aluguel, comida e o medicamento, que nas farmácias privadas custa aproximadamente R$ 70 cada caixa.

Saúde informa que distribuição será normalizada nesta semana

Na sexta-feira, a Secretaria Estadual da Saúde informou que o medicamento metilfenidato 10mg (Ritalina) seria entregue pela distribuidora no almoxarifado central da SES até o final do dia. Depois, os órgãos dispensadores serão reabastecidos, entre eles a Farmácia de Medicamentos Especiais do Estado. A previsão de entrega na Região Metropolitana é para esta semana. Informou também que, por se tratar de medicamento controlado, o responsável pelo paciente deverá apresentar receituário específico no momento da retirada do remédio.




MAIS SOBRE

Últimas Notícias