Política



Alianças

Bancada do PP costura acordo para "manter" Maranhão na presidência da Câmara

Intenção é deixar o 1º vice-presidente da Câmara no cargo de Cunha durante um eventual governo Michel Temer

06/05/2016 - 20h14min

Atualizada em: 06/05/2016 - 20h15min


Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

A bancada de deputados do PP costura com demais partidos do "centrão" um acordo para manter o presidente em exercício da Câmara, o correligionário Waldir Maranhão (MA), após o afastamento de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) do mandato de deputado e do comando da Casa determinado na quinta-feira pelo Supremo Tribunal Federal.

A intenção é manter Maranhão, 1º vice-presidente da Câmara, no cargo durante um eventual governo Michel Temer até o fim de janeiro de 2017, quando acaba o mandato dos integrantes da Mesa Diretora da Casa. O líder do PP na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PB), tem articulado um "cordão de isolamento" com o apoio de outras lideranças partidárias para ajudar o presidente interino a ter sustentação política para se manter no cargo.

Leia mais
Assessores de Maranhão dizem ser "impossível" ele renunciar ao cargo
Maranhão se reúne com deputados para "ver que caminho tomar"
Quem é Waldir Maranhão, deputado que assume a presidência da Câmara

O PP rejeita uma articulação de aliados de Cunha e de partidos atualmente na oposição à presidente Dilma Rousseff - PSDB, DEM, PPS e PSB - para forçar a renúncia de Maranhão do comando interino da Casa, iniciativa que levaria à realização de novas eleições para o cargo.

Na quinta à noite, integrantes do PP da Câmara estiveram na casa do presidente interino a fim de prestar apoio e reafirmar que são favoráveis à permanência dele no cargo. Presente ao encontro, o deputado Ricardo Barros (PP-PR) - cotado para assumir um ministério na eventual gestão Temer - foi um dos porta-vozes do recado de que a bancada está com Maranhão.

Ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, Barros disse que o presidente interino da Câmara terá o "apoiamento integral" do partido para que ele exerça todas as prerrogativas da Câmara. Questionado se haveria espaço para Maranhão renunciar ao cargo, medida que poderia levar a novas eleições, o deputado do PP pelo Paraná foi taxativo:

– (Essa saída) Não está prevista em nenhuma norma.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias