Política



Política

Conselho da Petrobras aprova Pedro Parente na presidência da estatal

Ele substitui Aldemir Bendine, que renunciou ao cargo nesta segunda-feira

30/05/2016 - 23h37min

Atualizada em: 30/05/2016 - 23h39min


Rádio Gaúcha
Rádio Gaúcha

O nome de Pedro Parente foi confirmado nesta segunda-feira para a presidência da Petrobras. O ex-ministro da Casa Civil no governo Fernando Henrique assume o cargo na terça-feira, após ter a indicação aprovada pelo conselho da estatal. As informações são da Rádio Gaúcha.

Também nesta segunda-feira, o até então presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, renunciou ao cargo e ao Conselho de Administração. Ele ocupava o posto desde o ano passado, quando foi nomeado no governo da presidente afastada Dilma Rousseff.

Leia mais:
Ex-ministro se diz alvo de especulações e afirma que não se opôs à Lava-Jato
Ministro da Transparência deixa o cargo após revelação de gravações
Congresso pede alterações para apoiar pacote econômico de Temer

Pedro Parente havia sido anunciado como novo presidente da Petrobras no dia 19 de maio pela assessoria do governo em exercício de Michel Temer. Na primeira entrevista coletiva concedida após o convite, disse que não haverá indicações políticas na Petrobras na sua gestão.

Carreira

O novo presidente da Petrobras preside o conselho de administração da BM&FBovespa. Ele iniciou a carreira no setor público no Banco do Brasil, em 1971. Dois anos depois, foi transferido para o Banco Central (BC). Parente foi ainda consultor do Fundo Monetário Internacional (FMI) e de instituições públicas brasileiras, assim como da Assembleia Nacional Constituinte, em 1988.

Parente foi ministro no segundo mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1999-2002), onde atuou como chefe da Casa Civil até 2001, quando assumiu o cargo batizado de "ministro do apagão", para coordenar a equipe temporária que as cuidou das ações governo contra a crise energética que atingiu o país naquele ano.

Como ministro do Planejamento, ele coordenou ainda, em 2002, a equipe de transição entre o governo FHC e o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Após deixar o governo, trabalhou em empresas e também no conselho da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) entre 2011 e 2014.

Além de ser presidente do conselho da BM&FBovespa, Parente é membro dos conselhos da SBR-Global e do Grupo ABC, do qual é presidente, além de ser sócio-diretor do grupo de empresas Prada de consultoria e assessoria financeira.

Leia todas as notícias de política


MAIS SOBRE

Últimas Notícias