Notícias



Ação antiterror

Exército fiscaliza explosivos ante proximidade das Olimpíadas

Operação Dínamo IV envolve quase 3 mil militares em todo o país e vistoria venda irregular de artefatos bélicos

31/05/2016 - 12h14min

Atualizada em: 31/05/2016 - 18h05min


Humberto Trezzi
Humberto Trezzi
Enviar E-mail
Em novembro passado mais de duas toneladas de explosivos foram apreendidas pelo Exército em pedreiras do RS

O Exército Brasileiro desencadeou hoje a Operação Dínamo IV, que vistoria explosivos. O objetivo é apertar o cerco ao comércio clandestino desse tipo de material, ainda mais ante a proximidade dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos _ Rio 2016. A fiscalização vai acontecer até 2 de junho. Serão quase 3 mil militares envolvidos na ação, em todo o país. A ideia é percorrer 33 mil quilômetros em busca de irregularidades.

Leia mais:
Os resultados da Operação Dínamo III
Mais de duas toneladas de dinamite apreendidas

As vistorias são supervisionadas pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército e executadas, no Rio Grande do Sul, por 15 unidades militares (quartéis). No Estado estão envolvidos 143 militares na operação, que ganharam apoio também da Brigada Militar e Polícia Civil. A ação conjunta figura entre as principais medidas preparatórias para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos _ Rio 2016.

Serão vistoriadas obras, paióis e pedreiras autorizadas ao emprego de explosivos e os locais onde há suspeita de irregularidade.

Ainda não foi feito balanço das ações hoje, mas pelo menos uma apreensão de material para explosões ocorreu, em Cachoeira do Sul. Numa pedreira foram confiscados 58 quilos de explosivo granulado, 10 quilos de cartuchos (dinamite), 3,9 mil metros de cordel, 15 munições de retardo, 195 espoletas, 94 quilos de pólvora e 434 metros de estopim. O material foi apreendido por estar mal-acondicionado.

Na Operação Dínamo III, realizada em novembro de 2015, mais de duas toneladas de explosivos, 356 unidades de espoletas e quase 1,2 mil metros de cordel detonante foram apreendidos no Rio Grande do Sul devido a armazenamento ou venda irregular.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias