Geral e Polícia



Corpus Christi

Feriado tem venda de doces e procissão em Santa Maria

Basílica de Nossa Senhora Medianeira concentra atividades religiosas na cidade nesta quinta-feira

24/05/2016 - 20h40min

Atualizada em: 25/05/2016 - 07h42min


Cassiano Cavalheiro
Cassiano Cavalheiro
Enviar E-mail
Ari Lorenzoni é um dos poucos homens a compor o grupo de 12 voluntários que produzem doces na paróquia

Dois mil quilos de açúcar, 400 dúzias de ovos, 400 quilos de farinha. Adicione uma quantidade incalculável de afeto, carinho e dedicação de 12 voluntários, misture todos os ingredientes e pronto!

Veja o que abre e o que fecha no feriado em Santa Maria

Essa é a receita para produzir as 15 mil delícias da 6ª Feira de Doces que começa nesta quarta-feira e vai até domingo, das 9h às 19h, no salão do Parque da Medianeira em Santa Maria. Nesta quinta-feira, ocorre a procissão de Corpus Christi, que deve reunir milhares de pessoas.

Leia as últimas notícias

Voluntária há 18 anos, Tereza Marleni, 63 anos, conta que a feira durante o feriadão de Corpus Christi surgiu em razão do sucesso dos doces da Romaria de Nossa Senhora Medianeira:

– É uma oportunidade de o povo de Santa Maria e região saborear as mesmas delícias produzidas para a Romaria. Como durante o evento existe muita correria, e a cidade fica muito cheia, muita gente não consegue comprar – explica Tereza.

Cleci Lovato, 68 anos, é uma das voluntárias novatas:

– Eu me sinto orgulhosa, nos dias do evento, quando vejo o pessoal consumindo os doces, elogiando e adorando tudo! Dá uma satisfação!

Cleci Lovato começou há pouco tempo no grupo, mas já é voluntária de carteirinha

Um dos poucos homens a trabalhar na produção, Ari Lorenzoni, 64 anos, faz questão de ser voluntário. Ele atua da limpeza até a confecção dos doces.

– Eu me sinto realizado ajudando, de alguma forma, à Mãe Medianeira – conta.

A venda dos quitutes faz parte da programação da festa de Corpus Christi, que atrai milhares de fiéis à procissão, nesta quinta-feira. No ano passado, 5 mil participaram da caminhada.

Demonstração de fé

De acordo com o padre Lucas Carvalho, a festa de Corpus Christi é o momento em que os católicos adoram publicamente a presença de Jesus na Eucaristia. E, para manifestar essa adoração, confeccionam os tapetes, no caminho por onde o arcebispo Dom Hélio Rubert conduzirá a hóstia da Eucaristia.

Depois da passagem do Corpo de Cristo, o povo também pode pisar os tapetes decorados. A decoração, feita por escolas e movimentos católicos, com materiais como serragem colorida, ramos e flores, começa amanhã, às 7h30min, na entrada do parque.

Nesta quinta-feira, a procissão sai às 14h30min de frente do Hospital de Caridade, percorre a Avenida Presidente Vargas, a Rua Barão do Triunfo e chega ao Altar Monumento para a missa, que se inicia às 15h30min e será celebrada por Dom Hélio.

Na quinta à tarde, os organizadores estarão recolhendo doações de alimentos não perecíveis na frente do hospital e no parque. Os donativos serão destinados ao Banco da Esperança, que fará a distribuição para famílias pobres.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias