Vida



Zika vírus

OMS recomenda que mulheres grávidas evitem o Brasil durante Olimpíadas

Entidade publicou um guia de prevenção para atletas, turistas e jornalistas estrangeiros que virão ao Rio para Jogos 

12/05/2016 - 14h41min

Atualizada em: 12/05/2016 - 14h47min


AFP
AFP

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou nesta quinta-feira que as mulheres grávidas não venham para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio de Janeiro, uma vez que o Brasil é o país mais afetado pelo zika vírus.

Em um comunicado, emitido em conjunto com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a OMS elaborou uma lista de dicas para os atletas e visitantes que vão viajar para o Rio de Janeiro para os jogos, programados de 5 de agosto a 18 de setembro.

Leia mais:
Sobe para 205 o número de casos de microcefalia causados por zika
Estudos com ratos mostram como a mãe transmite zika para o feto
Cientistas mapeiam efeitos do zika em cérebros em formação

O Brasil é um dos 58 países e territórios afetados pelo zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti e que pode causar microcefalia em fetos, uma malformação grave e irreversível caracterizada por um tamanho anormalmente pequeno do crânio.

OMS e OPAS enfatizam que os jogos serão realizados no inverno no Brasil, estação em que a atividade do mosquito é menor e onde o risco de picada é reduzido. Mas ambas as organizações "continuam a aconselhar as mulheres grávidas a não viajar para as regiões de transmissão do zika vírus, incluindo Rio de Janeiro".

"Também é aconselhável aos parceiros sexuais das mulheres grávidas que passaram por áreas afetadas de manter sexo seguro ou abster-se de sexo durante a gravidez", indica o comunicado. De fato, vários casos de transmissão sexual do vírus zika foram registados após um dos parceiros ter visitado uma localidade em risco.

OMS e OPAS também recomendam aos atletas e visitantes que apliquem várias vezes ao dia repelentes e que vistam roupas cobrindo o máximo do corpo. Também aconselham a usar preservativos ou se abster de sexo por pelo menos quatro semanas após visitar uma zona de risco.

Finalmente, ambas as organizações recomendam a não ir a áreas pobres e populosas, onde a falta de água corrente e higiene favorecem o desenvolvimento de mosquitos.

O Brasil é o país mais afetado pelo vírus, com cerca de um milhão e meio de pessoas contaminadas desde 2015.

Leia mais notícias de saúde

*AFP


MAIS SOBRE

Últimas Notícias