Porto Alegre



Porto Alegre

Projeto de lei para regulamentar Uber deve ser enviado à Câmara até o dia 15, diz Fortunati

Enquanto isso, vale projeto de lei já aprovado pelos vereadores, que proíbe o serviço

03/05/2016 - 23h00min

Atualizada em: 03/05/2016 - 23h14min


O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati anunciou nesta terça-feira que vai enviar o projeto de lei para regulamentação do Uber à Câmara de Vereadores até o dia 15 deste mês. Via redes sociais, ele informou que mais de 20 entidades foram ouvidas em debate que apontou a necessidade de regularização do serviço para seu funcionamento.

Ele também destacou que projeto de lei irá normatizar o uso de aplicativos para a contratação de serviços de condução de passageiros na Capital, utilizando como base as normas do Código de Defesa do Consumidor, entre outras.

– Estou otimista de que Porto Alegre poderá dispor de uma das leis mais modernas neste setor, iniciativa elogiada pelos diretores do Uber Brasil como uma das mais completas e modernas do país – disse Fortunati.

Leia mais:
Professor vira motorista do Uber para fazer pesquisa acadêmica em Porto Alegre
EPTC já apreendeu 37 veículos do Uber em Porto Alegre
Motoristas do Uber registram ao menos 25 ameaças de taxistas em Porto Alegre

Na contramão do anúncio, foi promulgada nesta terça-feira a lei que proíbe o transporte remunerado de passageiros por meio de aplicativos, caso do Uber. A decisão do presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Cássio Trogildo (PTB), foi publicada no Diário Oficial da Casa e já está em vigor.

O projeto aprovado é de autoria do vereador Clàudio Janta (Solidariadade) e é uma readequação da lei já existente, que proibia o transporte clandestino. Segundo a assessoria do vereador, o texto cria embasamento jurídico para punição do serviço que usa aplicativos. Este projeto retornou para a Câmara porque até então o prefeito José Fortunati não enviou proposta sobre o tema.

Na prática, com a lei a punição para os motoristas flagrados segue a mesma: multa de aproximadamente R$ 7 mil, além das despesas de guincho e depósito. O veículo também fica retido por 30 dias, enquanto tramita um processo administrativo.

*Zero Hora e Rádio Gaúcha

Leia as últimas notícias de Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias