Notícias



DG Ajuda Você

Saiba onde ainda tem vacina contra a gripe na rede pública de saúde

Levantamento dos jornais Diário Gaúcho e Zero Hora aponta os locais onde ainda há doses e quando elas devem chegar onde estão faltando

03/05/2016 - 20h00min

Atualizada em: 04/05/2016 - 12h45min


Eduardo e Kelly tentaram vacinar as crianças perto de casa, mas não conseguiram

O número de mortes por gripe A no Estado – 26 – o boletim epidemiológico divulgado no dia 29 de abril apontava 25 mortes e nesta terça-feira houve a confirmação de mais uma – e a antecipação da campanha nacional de vacinação para os gaúchos desde 25 de abril provocou uma corrida aos postos de saúde da Capital e Região Metropolitana.

Nesta quarta-feira, em Porto Alegre, apenas quatro unidades de saúde das 142 existentes estavam realizando a vacinação. Na Região Metropolitana, de 11 municípios consultados, sete reconheceram não ter mais doses a oferecer ao grupo prioritário (pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas e doentes crônicos).

Leia mais
Faltam vacinas para adultos nas clínicas particulares de Porto Alegre
Movimentação intensa marca primeiro dia da campanha de vacinação em Porto Alegre

Em nota, a Secretaria Estadual da Saúde informou que o Rio Grande do Sul deverá receber até quarta-feira mais 396 mil doses de vacina contra a Influenza (o que equivale a 10% do total). Com isso, o Estado passará a contar com 80% das doses previstas para a Campanha de Vacinação 2016. Até o dia 13, o Ministério da Saúde deverá finalizar o envio dos 20% restantes, segundo a Secretaria Estadual. Até segunda-feira passada, o sistema registrava 52% de doses aplicadas nos grupos prioritários no Rio Grande do Sul. A expectativa da Secretaria da Saúde da Capital é receber novos lotes até sexta-feira.

Centro

Eduardo Padilha, 28 anos, e Kelly Padilha, 25 anos, tiveram de se deslocar de ônibus da Lomba do Pinheiro, bairro onde moram, até o Centro de Saúde Modelo, no Bairro Santana, para vacinar as duas filhas – uma de três anos e outra de cinco meses – na tarde desta terça-feira. Na segunda, eles tentaram realizar a imunização da dupla no posto mais próximo de casa, o Santa Helena, sem sucesso.

– Não tinha a vacina da gripe nem a tríplice viral. Nos indicaram o posto Modelo ou o Santa Marta – afirma Kelly.

Foi a mesma situação que enfrentou a diarista Ana Cristina Rodrigues Anselmo, 40 anos. Ela pretendia vacinar o filho no posto São José, perto de sua casa, ainda no fim da manhã, a tempo de levá-lo na escola depois. Mas, devido à falta de doses da vacina na unidade do bairro, teve de recorrer a uma unidade central.

– Sempre vacino no meu posto, no Bairro São José. Mas cheguei lá hoje (terça-feira) de manhã e não tinha vacina. Vim aqui (no Modelo) porque não conheço outro posto além desse – explica.

O menino, Pedro Anselmo Fortes, seis anos, acabou faltando à aula, que frequenta no período da tarde, para garantir a imunização.

Confira como está a disponibilidade das doses na Capital e nas cidades da Região Metropolitana:

Porto Alegre

Nas unidades de saúde São Alfredo, no Bairro Partenon, Tristeza, no Bairro Cristal, Restinga, no Bairro Restinga, e IAPI, no Bairro Passo D’Areia. Veja os endereços no mapa:

Alvorada

A Secretaria de Saúde informa que a cidade não possui mais doses da vacina contra a gripe. O pedido de reabastecimento de vacinas já foi feito para o governo do Estado. A informação de quantas vacinas serão enviadas e quando elas serão enviadas ao município será fornecida amanhã. O Secretário Municipal de Saúde, Paulo Manenti, pede que a população acompanhe as notícias, pois caso sejam enviadas novas doses, será avisado por meio do site alvorada.rs.gov.br.

Cachoeirinha

O município não tem mais doses da vacina e não há previsão para chegada de novas doses. Assim que o Ministério da Saúde encaminhar para o governo do Estado e este repassar ao município, as 16 unidades básicas de saúde passam a disponibilizar a vacina à população. Até segunda-feira passada, 51% dos idosos, 58% dos trabalhadores de saúde, 40% das crianças, 34% das gestantes e 33% das puérperas já foram vacinadas.

Canoas

Foi suspensa, temporariamente, a vacinação em todas as unidades básicas de saúde do município pela falta das doses. Já foram administradas 60.295 doses, representando 77,5% da meta estabelecida para os grupos prioritários. A expectativa do município é receber um novo lote do Estado nesta quarta-feira quando o serviço será retomado.

Eldorado do Sul

Ainda há vacinas nas ESFs Progresso e Sans Souci e UBSs Cidade Verde e Nélson Marchezan. Veja os endereços no mapa:

Esteio

Não há mais vacinas disponíveis nos postos de saúde do município. A expectativa é de que o Estado receba mais doses nesta quarta-feira e repasse na sexta-feira para o município. Assim, é possível que, na próxima segunda-feira, aconteça nova remessa às unidades de saúde. O município já vacinou 62,87% do público-alvo.

Gravataí

Não há doses em nenhuma unidade de saúde. A prefeitura já solicitou mais doses ao governo do Estado. A orientação é de que até quarta-feira o Estado normalize a distribuição das vacinas e a expectativa é de que, na sexta-feira, os postos de saúde de Gravataí já estejam com as doses para aplicar na população. A partir da chegada do novo lote, as unidades de saúde da família farão a aplicação da imunização das 8h às 17h, e as unidades básicas de saúde, das 7h às 18h.

Guaíba

As doses de vacinas terminaram na segunda-feira passada. Ainda não há previsão da chegada de nova remessa. A prefeitura aguarda a liberação do Ministério da Saúde. Assim que chegar, será distribuída nas salas de vacina dos postos de saúde dos bairros Cohab, Vila Iolanda, Centro, Columbia City e no Pronto Atendimento.

Novo Hamburgo

Nesta terça-feira havia cerca de 500 doses no município,distribuídas da seguinte forma: USF Redentora (cem doses), USF Kroeff (cemdoses), USF Iguaçu (cem doses), UBS Rincão (cem doses), USF Morada (cem doses). A prefeitura informa que mais 400 doses serão enviadas para a Casa de Vacinas na quarta-feira, enquanto aguarda novas remessas da Secretaria Estadual da Saúde. Veja o endereço no mapa:

São Leopoldo

Alguns postos não têm vacinas em estoque. São eles: ESF Santos Dumont, UBS Pinheiro e UBS Materno Infantil. A prefeitura informa que o governo do Estado deverá buscar mais doses, mas não há confirmação de quando. Na terça-feira, até o final da manhã, havia doses nos seguintes postos: ESF Trensurb, ESF Cohab Duque, ESF Santo André, ESF Cohab Feitoria, ESF Rio dos Sinos, ESF Brás, ESF Parque Mauá, ESF Paim, UBS Rio Branco, UBS Padre Orestes, UBS Campestre, UBS Scharlau, UBS São Cristóvão, UBS Vicentina.

Sapucaia do Sul

Não há mais doses no município. A previsão é de que novas doses sejam encaminhadas pelo Estado ao município nesta quarta-feira. A população que procura os postos está sendo orientada a retornar a partir de quarta-feira e também recebe material com esclarecimento e prevenção da doença. Panfletos informativos sobre a influenza (gripe A/H1N1) estão sendo distribuídos em todas as 28 escolas municipais e nas 23 unidades de saúde do município.

Viamão

Ainda há 3 mil doses na rede. Todas as unidades básicas de saúde estão oferecendo a vacina. A previsão é de entrega de um novo lote de doses para a próxima segunda-feira. O horário de funcionamento das unidades de saúde é das 8h30min às 17h.

Leia mais notícias do dia



MAIS SOBRE

Últimas Notícias