Notícias



Tutorial

Seis antivírus gratuitos para proteger seu computador

Veja algumas das melhores opções para desktop

30/05/2016 - 17h37min

Atualizada em: 30/05/2016 - 17h37min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho

É sempre bom contar com a ajuda de um antivírus para proteger o seu computador. Embora o mais recomendado seja a própria pessoa ter cuidado com os sites que acessa e os downloads que faz, o complemento de um software específico faz toda a diferença.

Cabe salientar, contudo, que esses programas podem deixar seu computador mais lento. Mas isso depende do peso do programa escolhido e, principalmente, das especificações da sua máquina. É recomendável consultar a memória e o sistema operacional do seu computador antes de instalar um desses antivírus, para ver qual vai impactar menos o desempenho.

Por essas razões, listamos os seis melhores antivírus gratuitos para você instalar no seu computador. Levamos em conta a avaliação feita pela organização AV-Comparatives, que realiza testes abrangentes com diversos softwares de antivírus. Para fazer o download, basta acessar os sites dos fabricantes e baixar a versão Free. Confira:

Avira Free Antivirus

Está disponível para Windows, Mac e Android e é uma das melhores opções, de acordo com o AV-Comparatives. O software possuiu um scanner que funciona em tempo real e checa tudo o que o sistema está usando naquele instante. Outras vantagens desse antivírus são a interface intuitiva, ou seja, fácil de mexer, e a possibilidade de baixar a resolução da tela para o caso de notebooks ou netbooks, o que deixa o computador mais leve e rápido.

Bitdefender Antivirus

Está disponível para Windows, Mac e Android e é outra opção com avaliação máxima, segundo a AV-Comparatives. Esse antivírus também oferece proteção em tempo real e possui um recurso bastante atrativo para aqueles que gostam de usar o computador para jogos: o Gamer Mode, que evita a lentidão do pc na hora de jogar. Além disso, tem uma opção específica para proteção nas redes sociais, que bloqueia links suspeitos enviados pelo Facebook ou Twitter.

Ad-Aware Free

Está disponível exclusivamente para Windows e tem avaliação máxima pela AV-Comparatives. Ele também oferece proteção em tempo real, verifica todos os downloads que o usuário fizer e informa sobre os sites que considera suspeitos. Também possui o Modo Jogo, para otimizar o pc quando você quiser jogar. Além disso, oferece um sistema para apagar os rastros de sua navegação pela internet bastante eficiente. Seu maior problema é não ter versão em português.

AVG antivírus

Está disponível para Windows, Mac, Android e iOS, e é uma opção com avaliação boa, mas abaixo da máxima, segundo o ranking de desempenho da AV-Comparatives. Ele também monitora em tempo real seu computador e possui o sistema LinkScanner, que avisa o usuário sobre onde ele não deve clicar. Além disso, possui um verificador de e-mail e a opção PC Analyzer, que analisa o pc em busca de fatores que possam estar deixando ele mais lento. Contudo, o programa limita várias funcionalidades importantes à versão paga e pode consumir muita memória do seu computador.

Avast Free Antivírus

Está disponível para Windows, Mac, Android e iOS, e é outra opção bem avaliada que, porém, não recebeu nota máxima do AV-Comparatives. O software também scaneia em tempo real o computador e possuiu o sistema SmartScan, que busca possíveis ameaças no seu pc por meio de varreduras programadas. O antivírus tem, ainda, um atualizador de programas e um gerenciador de senhas, que ajuda a proteger seus dados e informações pessoais. Seus principais defeitos são relativos a detecções de vírus e funções importantes apenas na versão paga.

Panda Free Antivírus

Está disponível apenas para Windows na versão gratuita e não fez parte da avaliação de 2016 da AV-Comparatives. Na última de 2015, contudo, obteve avaliação máxima. Ele também scaneia o computador em tempo real e permite uma análise em profundidade. A grande vantagem deste software para os concorrentes é armazenar suas informações e realizar os procedimentos online, o que deixa seu computador mais leve e rápido. No entanto, isso faz com que a conexão com a web seja obrigatória.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias