Notícias



Eleições nos EUA

Ted Cruz abandona corrida à Casa Branca após derrota em Indiana

Senador ultraconservador tentava indicação do Partido Republicano

03/05/2016 - 22h19min

Atualizada em: 04/05/2016 - 07h56min


AFP
AFP
Ted Cruz

O senador ultraconservador Ted Cruz anunciou nesta terça-feira o fim de sua campanha para obter a indicação do Partido Republicano às eleições presidenciais de novembro nos Estados Unidos, após a devastadora derrota sofrida em Indiana. O governador de Ohio, John Kasich, segue na disputa para vencer o magnata Donald Trump, que tem larga vantagem na corrida para a nomeação e foi o vencedor nas primárias desta terça-feira.

– Hoje deixamos tudo em Indiana. Demos tudo o que podíamos, mas o eleitores escolheram outro caminho e, por este motivo, é com o coração pesado mas otimismo no futuro desta Nação que estamos suspendendo nossa campanha – disse Cruz em um comício.

Leia mais:
Trump vence em Indiana e segue firme para indicação republicana
Wall Street fecha em baixa por queda do petróleo e inseguranças econômicas
Estudante americano é processado por mostrar pênis no álbum do colégio

Com o resultado obtido em Indiana, Trump está ainda mais próximo da nomeação formal para concorrer à presidência dos Estados Unidos em novembro. O magnata precisa de mais 235 delegados para garantir a indicação e evitar uma difícil e imprevisível negociação na convenção Republicana, prevista para julho, em Cleveland.

O presidente do Partido Republicano, Reince Priebus, chegou a admitir que Trump possivelmente será indicado como candidato:

– Donald Trump será, provavelmente, o indicado. Todos devemos nos unir e nos concentrar em derrotar Hillary Clinton – escreveu Priebus no Twitter, pouco depois de Ted Cruz abandonar a disputa.

Na corrida democrata, senador Bernie Sanders foi o vencedor das primárias em Indiana, um resultado que lhe permite manter as esperanças, apesar da ampla vantagem da ex-senadora Hillary Clinton. De acordo com as projeções das redes de TV, Sanders derrotou Clinton por sete pontos de vantagem. Mas, como os democratas distribuem seus delegados de forma proporcional, o resultado não altera de forma perceptível a disputa.

Leia as últimas notícias de Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias