Transporte
Uber cobra imposto por engano e revolta motoristas de Porto Alegre
Aplicativo admitiu erro e diz que vai ressarcir motoristas
Os motoristas do aplicativo Uber foram surpreendidos com um desconto extra após as corridas realizadas nesta segunda-feira. O valor cobrado correspondia a cerca de 1,22% do valor total da corrida, além da taxa que normalmente já é descontada. O problema foi relatado em Porto Alegre e em outras cidades brasileiras. As informações são da Rádio Gaúcha.
Consultada pela reportagem, a empresa afirmou que o desconto ocorreu por um equívoco e que os motoristas já foram avisados e terão os valores ressarcidos.
Leia mais:
Justiça rejeita pedido de liminar do Sintáxi contra operação do Uber
Prefeitura entrega à Câmara projeto de regulamentação do Uber
EPTC investiga sete agentes que atuariam como motoristas do Uber
O projeto de regulamentação do aplicativo proposto pelo Executivo está em tramitação na Câmara de Vereadores. A pauta será apresentada para os vereadores em duas sessões no Plenário, a primeira ainda nesta segunda-feira. Após, segue para análise de quatro comissões permanentes: Constituição e Justiça, Finanças, Orçamento e Mercosul (Cefor), Urbanismo, Transporte e Habitação (Cuthab) e Defesa do Consumidor e Direitos Humanos (Cedecondh).
Somente após passar pela análise das quatro comissões é que o projeto será levado para votação do plenário. Segundo a assessoria do presidente da Casa, o vereador Cássio Trogildo, ainda não é possível estimar quando o projeto será votado, mas estima-se que isso ocorra até o final de 2016.
O projeto sobre a regulamentação do serviço de transporte do Uber na Capital prevê, entre outros itens, que os dados de todas as viagens possam ser acompanhadas em tempo real pela EPTC. Haverá a cobrança de uma taxa mensal de operação no valor de R$ 182,50 e de 5% do Imposto sobre Serviço com base no faturamento das empresas. Os valores serão pagos pelas administradoras do aplicativo. O número de veículos não será limitado pela prefeitura.