Vida



Saúde

Você sabe usar medicamentos de forma correta?

Automedicação é um dos erros que mais traz riscos à saúde. Alerta é destaque no Dia Nacional do Uso Racional de Medicamento, celebrado em 5 de maio

05/05/2016 - 14h53min

Atualizada em: 05/05/2016 - 14h54min


Quando sente dor ou algum desconforto, você se automedica? Você já combinou uma medicação sem falar com seu médico? Após um tratamento, você armazena a sobras em casa? Se a resposta foi sim para as três perguntas significa que você não usa os medicamentos da maneira correta. Mas, infelizmente, você não está sozinho.

Um levantamento feito pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ) apontou que 76,4% dos brasileiros utilizam remédios indicados não por médicos, mas por vizinhos, colegas, amigos e familiares. A pesquisa também apontou que desses, 32% tomam uma dosagem maior do que a recomendada pelos médicos.

Leia também:
Saiba quais são os riscos de partir um comprimido
Crianças de 1 a 4 anos são principais vítimas de intoxicação por medicamentos

O problema é tão grande no país que o uso inadequado de remédios foi um dos motivos, por exemplo, para a proibição, há quase cinco anos, da venda de antibióticos sem prescrição médica.

Para lembrar que medicamentos precisam ser administrados com responsabilidade, no dia 5 de maio é celebrado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamento. Em Porto Alegre, a PUCRS e Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS) promovem uma série de atividades entre esta quinta-feira e 11 de maio (confira abaixo a programação das duas ações). O eventos são abertos ao público.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias