Sapiranga
Alunos do ensino fundamental criam projeto para ajudar animais abandonados e soltos nas ruas
No próximo sábado, eles realizarão uma "cãominhada" para alertar a comunidade sobre os cuidados com os animais e arrecadar donativos
Eles têm apenas oito anos, mas já sabem da importância dos cuidados com os animais. Foi esse espírito solidário que fez os alunos do terceiro ano do ensino fundamental da Escola Municipal Maria Emília de Paula, em Sapiranga, desenvolverem um projeto para ajudar cães abandonados e soltos nas ruas.
Responsável pelo projeto, a professora Ceni Aparecida Alves da Silva conta que a ideia surgiu em uma conversa em sala de aula para decidir o tema do projeto de pesquisa que seria realizado na turma. Na oportunidade, duas alunas levantaram a sugestão de falar sobre animais. Um citou animais abandonados, a outra, animais soltos nas ruas. Para dar conta dos dois assuntos, criaram uma sigla bem sugestiva: Patass (Projeto animais que transitam soltos em Sapiranga).
– É muito positivo ver eles trazendo assuntos como esses para a sala de aula. Eles são muito maduros. Tenho certeza que irão se tornar cidadãos do bem – se orgulha Ceni.
Antes de tirar a ideia do papel, os alunos fizeram uma pesquisa com os colegas da escola e descobriram que o número de animais de estimação supera em três vezes o número de alunos. Perceberam então, que poderiam expandir a proposta para fora da sala de aula.
– O nosso objetivo principal era apenas conscientizar sobre os cuidados para que eles soubesse como tratar os animais que têm em casa. Mas eles foram além disso e envolveram todos os professores, os pais e a comunidade local. Estou muito feliz porque o sonho de todo professor é ver a comunidade envolvida com a escola – alegra-se Ceni.
Leia mais:
Animais de moradores de rua terão espaço em nova sede do Albergue Municipal de Porto Alegre
Estudantes da Restinga criam grupo de contação de histórias
Como primeiro passo do projeto fora da escola, a turma formada por 22 alunos promoveu a campanha intitulada "Cuide bem do seu amigo". Com a confecção de panfletos saíram às ruas para incentivar a adoção de animais abandonados e conscientizar sobre a importância de não deixar os animais de estimação soltos nas ruas.
Uma campanha de doação de ração e cobertores feita junto aos professores e aos pais conseguiu arrecadar cerca de 30kg de ração e alguns cobertores para os animais que recebem tratamento no Centro de Controle de Zoonoses de Sapiranga. Os donativos foram entregues pelos próprios alunos na última semana.
Agora o próximo passo é uma "cãominhada", que deve ser realizada no próximo sábado para divulgar o projeto e estimular doações para a ONG Via Bicho de Sapiranga. A caminhada terá início às 8h, com saída da escola e caminhada pelas ruas do bairro.