Viagem



Viagem

Blogueiros dão dicas para curtir o inverno em Santa Catarina

Mais do que as praias seduzem os turistas à Santa Catarina. Conheça roteiros que contemplam cânions, morros e vinícolas do Estado vizinho

30/06/2016 - 18h00min

Atualizada em: 30/06/2016 - 18h02min


Diário Catarinense
Diário Catarinense
Vista no Parque Ecológico Snow Valley, na serra catarinense

Seja sozinho, de mochila nas costas, a bordo de um motorhome ou em família, autores de quatro blogs de viagens de Santa Catarina listam suas opções preferidas para passar as férias de julho naquele Estado.

A pedido do Diário Catarinense, uma turma boa de mochila traçou quatro roteiros para provar que o Estado vizinho pode ser bem legal para o turismo mesmo longe do mar. Confira:

Contemplar os cânions do Sul em Praia Grande

Por Sandra e Darlou D'Arisbo
felizmotorhome.blogspot.com.br

Quando se fala em Aparados da Serra, para quem não conhece bem a região, logo lembra-se da cidade de Cambará do Sul (RS). Mas em Santa Catarina fica Praia Grande, pequena cidade de apenas 7 mil habitantes, localizada aos pés dos cânions que tem cachoeiras, piscinas naturais, trilhas de caminhada na mata e, claro, as pérolas do local, os cânions Itaimbezinho e Malacara.

Neste período de inverno, em especial em julho, o frio costuma ser intenso (por vezes na Praia Grande está um clima ameno, mas ao subir a serra em direção aos cânions, a temperatura cai abruptamente), mas isso desfavorece a formação de neblina e permite belíssimas imagens, paisagens e fotos.

Fique atento: O ideal é programar uma viagem de 1 a 3 dias. O preço médio da diária dos hotéis da região fica em torno de R$ 250.

Trilhar o Morro do Baú

Por Luiz Harbs
guiascturismo.com.br e destinoliberdade.com

O Morro do Baú é uma montanha notória na pequena cidade de Ilhota e visto de inúmeras cidades do Vale do Itajaí e do Litoral Norte do Estado. Muito mais do que símbolo da trágica enchente de 2008, a reserva ecológica e sua trilha para o topo proporcionam lembranças para não se esquecer tão cedo. Partindo da BR-470 em direção ao distrito do Baú, após alguns quilômetros chega-se à sede abandonada do que um dia foi o parque.

Dali, basta seguir os 3,5 km entre a mata, por uma trilha bem marcada e de nível fácil/moderado até a tão aguardada vista. No topo, a 819 metros de altitude, pode-se observar várias cidades vizinhas, montanhas distantes e a imensidão do mar, inclusive algumas ilhas.

Fique atento: O percurso dura em média quatro horas e meia (para subir e descer). Não esqueça do calçado fechado, repelente, lanche e 1,5 litro de água.

Tomar vinho na Serra catarinense

Por André Bathke Humeres
entrerumos.com

As melhores atrações em São Joaquim envolvem o contato com a natureza. O Parque Ecológico Snow Valley oferece estrutura com vista para a reserva ecológica, com restaurante/café, trilhas com cachoeiras e tirolesa. Além da maçã, o vinho da região é referência. Portanto, visite ao menos uma das vinícolas locais. A Villa Francioni com certeza é a que mais enche os olhos, vale a pena fazer o passeio com degustação de vinhos. A Monte Agudo tem uma vista incrível e oferece piqueniques entre as parreiras. Já a recém inaugurada Leone di Venezia tem jantares harmonizados e vinhos de variedades de uvas italianas que são excelentes.

Fique atento: Boas opções para comer são Restaurante Pequeno Bosque, Boulevard Café Colonial e Churrascaria Cascata.

Conhecer a Guarda do Embaú – sem tumulto

Por Itamar Japa e Patrícia
demochilaecaneca.com.br

Muitos lugares são um verdadeiro terror para pessoas que não gostam de multidão, mas se revelam tranquilos e quase desertos nas férias de julho. Um desses paraísos é a Guarda do Embaú, em Palhoça. É um lugar ideal para amantes da natureza e, mesmo que o frio intenso que tem feito neste ano não permita um banho de mar, a região tem diversas opções de lazer. O destaque fica com as diversas trilhas, como a de 10 quilômetros que liga a Guarda do Embaú à Praia da Pinheira, ou ainda a trilha de menos de um quilômetro que vai até a Pedra do Urubu, um mirante natural com a melhor vista da região.

Fique atento: A praia fica a cerca de 50 quilômetros de Florianópolis, o acesso é feito através da BR-101, no trevo do Km 244, que dá acesso à Praia da Pinheira.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias