Vida e Estilo



Solidariedade

Campanha do agasalho da comunidade judaica recolhe 45 mil peças em oito horas

Doações serão encaminhadas à prefeitura de Porto Alegre

05/06/2016 - 18h26min

Atualizada em: 05/06/2016 - 20h26min


Marcel Hartmann/ Especial
Enviar E-mail
Dia da Solidariedade passou por 10 bairros de Porto Alegre

Cada caminhão repleto de agasalhos que chegava ao Clube Hebraica, no bairro Bom Fim, era uma festa. Assim que estacionava, voluntários rapidamente pulavam da caçamba e se organizavam para esvaziar a carga. Das 9h às 17h, a cena foi repetida 15 vezes para transportar cerca de 45 mil peças de roupa.

Foi um domingo de Iom Mitzvah (Dia da Solidariedade), uma ação organizada pela comunidade judaica para arrecadar agasalhos à população carente de Porto Alegre e para trabalhar a cidadania junto aos jovens judeus. Sete caminhões se revezaram para visitar 10 bairros da capital e coletar doações em portarias de prédios.

Leia mais:
Campanha do Agasalho começa mais cedo em 2016
Varal liga quem precisa de agasalhos e quem tem peças para doar

No ano passado, 27 mil peças foram arrecadadas, o que correspondeu a 20% de todas as doações feitas na Campanha do Agasalho oficial da prefeitura de Porto Alegre. Neste ano, a organização acredita ter chegado às 45 mil doações, cerca de 15 mil a mais do que a meta estipulada. Os esforços foram feitos graças à ação de 200 voluntários da comunidade judaica - em sua maioria jovens - e seis funcionários da prefeitura.

– Foi muito bom. As pessoas estavam preparadas para doar as roupas, o que ajudou a campanha a ser um sucesso - disse Ilton Gitz, um dos organizadores da campanha e professor de cultura judaica no Colégio Israelita.

Um drive-thru foi improvisado em frente ao Clube Hebraica para doadores descarregarem sacolas de roupas. O empresário Uri Chmelnitsky soube da ação pelo boca a boca e passou de carro para contribuir com quatro sacolas.

– No frio, é importante ajudarmos quem está precisando. Não custa nada abrir o armário, ver o que não é usado e passar adiante – declarou Chmelnitsky, que doou calças, sacolas, camisetas e moletons.

O rabino Daniel Presman foi o responsável por trazer o Dia da Solidariedade judaico de São Paulo para Porto Alegre, em 2011.

– Pequenas atitudes fazem a diferença. Essa pequena ação, que envolveu duzentas pessoas, vai afetar milhares de pessoas. A lição que fica é essa – afirma.

As peças serão entregues à prefeitura de Porto Alegre na terça-feira e devem chegar às mãos da população, no máximo, até o próximo fim de semana.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias