Vida e Estilo



Prazos não cumpridos

Emissão de passaportes está interrompida por defeito em máquina

Segundo a Casa da Moeda, uma nova peça foi encomendada na Alemanha e deve chegar nesta sexta-feira

30/06/2016 - 17h59min

Atualizada em: 30/06/2016 - 18h00min


Itamar Melo
Itamar Melo
Enviar E-mail

Depois de juntar economias e de dedicar meses ao planejamento e à preparação da viagem, a professora estadual aposentada Denise Friedrich, 61 anos, descobriu que uma peça defeituosa em uma máquina da Casa da Moeda pode impedi-la de realizar o sonho de conhecer a Europa.

Por causa da peça, a confecção de passaportes está paralisada no país, impedindo o processamento de 9 mil pedidos a cada dia. A confecção já estava represada havia algumas semanas, em consequência da falta do papel usado para fazer a capa do documento.

Leia mais:
Sem papel, prazo para entrega de passaportes pode chegar a 45 dias
Entenda o que muda com o novo passaporte

Com voo marcado para este sábado, a professora residente em Canoas viveu nos últimos dias uma odisseia que incluiu até telefonemas para o gabinete da presidência da República, na esperança de conseguir os papéis. Na tarde desta quinta-feira, obteve um passaporte emergencial, mas ainda paira o risco de que as autoridades espanholas impeçam a entrada da professora no país.

– Na Espanha, eles não entendem esses problemas ridículos, como falta de papel para passaporte ou defeito de máquina. Ela trabalhou a vida toda, e essa viagem é a realização de um sonho. Em um país sério, uma situação como essa não aconteceria – observa Jonas Friedrich, 31 anos, filho de Denise.

A Casa da Moeda afirmou a Zero Hora que o problema ocorreu em 24 de junho, em um equipamento "importado, sofisticado e específico" que realiza a perfuração a laser do número do passaporte. O aparelho alternativo, que poderia ser utilizado, também estragou. A peça com falha foi enviada a São Paulo, mas o conserto não foi possível. De acordo com a Casa da Moeda, uma nova peça foi encomendada na Alemanha e deve chegar nesta sexta-feira. A previsão é de que, depois de uma fase de testes, a produção e o envio dos documentos à Policia Federal (PF) devem ser retomados na próxima semana.

A professora Denise Friedrich agendou a solicitação do passaporte pela internet em 3 de maio e, no fim do mês, esteve na PF para dar prosseguimento aos trâmites. Em geral, o documento costumava ser produzido em seis dias úteis, mas a falta de papel ampliou os prazos. Denise foi informada de que a entrega ocorreria apenas em 23 de junho – um dia antes da data em que a máquina perfuradora estragou, conforme o relato da Casa da Moeda. No dia aprazado, quando foi buscar o passaporte, informaram-lhe na Polícia Federal que havia ocorrido um atraso e que a entrega ocorreria no dia 27. Denise voltou à PF e mais uma vez o documento não estava lá. No dia seguinte, em contato telefônico, sugeriram-lhe entrar com um protocolo de urgência.

– Dito isso, rapidamente criamos um novo protocolo e fomos à PF. Chegando lá, adivinhem a resposta? "A máquina de confecção dos passaportes quebrou e nem os de urgência estão sendo feitos". Muito triste isso – relatou Jonas.

A partir dali, o filho começou a se mobilizar para tentar salvar a viagem dos sonhos da professora. Telefonou até para o gabinete de Michel Temer, onde foi parar no setor de documentos e cartas da presidência. Lá, sugeriram que tentasse o Ministério da Justiça, onde recomendaram procurar a Polícia Federal. Os contatos com a PF deram em nada. No final, depois de várias tentativas, Jonas conseguiu contato telefônico com uma funcionária da Casa da Moeda, que se sensibilizou e prometeu verificar o que era possível fazer. Na quarta-feira, veio a resposta:

– Infelizmente, não tenho boas notícias para ti. A situação aqui está caótica e não está saindo o passaporte de ninguém.

Na manhã desta quinta-feira, a mesma funcionária telefonou para contar que o passaporte estava confeccionado, mas não seria entregue por não ter a perfuração de segurança. Denise já havia feito contato telefônico também com o consulado da Espanha, onde lhe disseram que não conseguiria entrar no país europeu com um passaporte emergencial. Por insistência do filho, ela esteve pessoalmente no consulado, nesta quinta-feira, e disseram-lhe que, sim, seria possível o ingresso com o passaporte de emergência. Ela correu à PF para fazer a versão emergencial.

À tarde, com o documento em mãos, ela tratou de completar a arrumação da mala, suspensa desde a segunda-feira.

– Achei que não ia viajar. Seria uma grande frustração. Mas agora estou confiante de que vai dar certo – diz a professora aposentada.

Jonas, que vai viajar com a mãe, ainda não está convicto de que ela conseguirá passar pela imigração.

– É um risco, porque a Espanha tem impedido a entrada de muitos brasileiros. Da próxima vez que tiver de renovar o passaporte, vou fazer isso com seis meses de antecedência – diz.

A Polícia Federal manifestou-se apenas por meio de uma curta nota, na qual diz que a Casa da Moeda informou nesta quinta-feira o problema em uma máquina, o que impedirá o cumprimento dos prazos.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias