Mundo



Oriente Médio

Exército do Iraque anuncia libertação total da cidade de Fallujah do Estado Islâmico

Sob controle do grupo terrorista desde 2014, iraquianos tomaram último foco de resistência, mas cidade está tomada de explosivo

26/06/2016 - 10h07min

Atualizada em: 26/06/2016 - 10h09min


AFP
AFP

Forças iraquianas libertaram completamente neste domingo a cidade de Fallujah, situada 50 quilômetros a oeste de Bagdá, que estava sob poder do grupo Estado Islâmico (EI) desde janeiro de 2014.

– Hoje, o comandante das operações em Fallujah, general Abdelwahab al-Saadi, anuncia que a cidade foi libertada depois que as forças de elite antiterroristas assumiram o controle do bairro Al-Jolan – afirmou o porta-voz militar Sabah al-Noman.

– Al-Jolan, que era o último bastião do Daesh (acrônimo em árabe do grupo Estado Islâmico) na cidade, está agora protegida deste grupo terrorista. Bastaram duas horas para as CTS (forças antiterroristas) assumirem o controle do bairro e o Daesh não deu nenhum tiro, o que demonstra que estava derrotado antes mesmo da entrada das tropas – disse o porta-voz.

Leia mais
Especial: 7 dias na cidade mais perigosa do mundo
Iraque lança batalha de Fallujah para expulsar EI
Como o Iraque está vencendo a guerra contra o Estado Islâmico

As forças iraquianas iniciaram em 23 de maio uma ofensiva para reconquistar Fallujah, que era controlada pelo EI desde 2014, ano em que o grupo extremista conquistou zonas extensas do território iraquiano, sobretudo ao norte e ao oeste de Bagdá.

Um porta-voz do comando conjunto de coordenação das operações contra o EI no Iraque declarou que "ainda existem focos de resistência do EI ao noroeste de Fallujah".

Dezenas de milhares de habitantes da cidade fugiram desde o início da ofensiva. A grande quantidade de explosivos colocados na cidade pelos extremistas complicará o retorno dos moradores.

* AFP


MAIS SOBRE

Últimas Notícias