Notícias



Os segredos da Irmã Inah

Freira de Porto Alegre tem 108 anos e está sempre em atividade: "Eu não sou velha!"

Religiosa dá lições de como alcançar uma vida longa

03/06/2016 - 10h00min

Atualizada em: 03/06/2016 - 10h01min


Roberta Schuler
Enviar E-mail
Fama de frágil rendeu muitas peraltices na infância

Quando era criança, em São Francisco de Assis (a 400km de Porto Alegre), Inah se aproveitava da fama de frágil para viver a infância como uma menina arteira e voluntariosa. As peraltices, no entanto, podiam ser desculpadas porque ela ouvia com frequência que sua vida não seria longa.

– Eu nasci muito pequenininha. Diziam para o meu pai "cuidado com essa criança, ela não vai chegar aos sete anos" – lembra.

Só que Inah Canabarro Lucas não apenas contrariou as previsões feitas a partir de seu porte franzino, como superou a longevidade que ela mesmo esperava: no último dia 27, completou 108 anos. Depois da aposentadoria, há 20 anos a religiosa deixou Santana do Livramento (a 500km da Capital) e vive no pensionato das Irmãs Teresianas, na Capital.

A filha do meio entre sete irmãos – depois, ganhou mais cinco de criação – Inah lembra em detalhes a vida da família que residia numa fazenda. A casa cheia, como era do gosto do pai João Antônio Lucas, as brincadeiras, as churrascadas, e os costumes:

– Depois da janta, lembro do meu pai na cabeceira da mesa, com os 12 filhos em volta e minha mãe (Mariana Canabarro Lucas), e aquela era a hora de conversarmos. Eu era pequena, estava no colo da mãe e falavam sobre o colégio onde os filhos estudariam, um colégio de freiras. Lembro de ter perguntado o que eram freiram e minha mãe disse que eram mulheres que vivem rezando. E eu disse que queria ser freira e acho que os anjos disseram amém – conta Inah.

Aos 19 anos, Inah entrou para a Companhia de Santa Teresa de Jesus, em Santana do Livramento. Boa parte da vida, dedicou-se ao magistério em cidades gaúchas e também no Rio de Janeiro. Era bastante enérgica em sala de aula.

– Eu dizia: "na aula sou professora, mas no recreio sou uma criança como vocês" – relata a religiosa, que é trineta do general David Canabarro (uma das lideranças da Revolução Farroupilha).

Pintura, leituras, palavras cruzadas e outras atividades mantêm a religiosa ocupada

Boa de papo, irmã Inah não escapa da clássica pergunta sobre o segredo para se ter uma vida longa. Mas demonstrando conservar a presença de espírito da infância, desconversa:

– Eu não sou velha! E se é um segredo, eu não posso contar! – diverte-se.

Quem observa a expressão leve e o sorriso constante, além dos cabelos pintados, não acredita que já se passou quase uma década do centenário.

– Eu levo tudo na esportiva, que é melhor. Nada me incomoda. Se algo me contraria, para que eu vou guardar? Para fazer mal para o fígado? Eu não! E o cabelo eu não pinto por vaidade, mas para colaborar com as empresas produtoras de tinta – dispara.

Carne gorda é preferência

Broche demonstra a paixão pelo Internacional

Já que o segredo da longevidade não foi revelado, a reportagem buscou pistas do estilo de vida da religiosa.

– Como de tudo, menos banana! Gosto de churrasco, de carne gorda. De manhã, tomo um café na minha canequinha do Inter (é colorada, acompanha o desempenho do Internacional nos campeonatos, figurinha conhecida da diretoria do clube) e três bolachas salgadas. Agora me deram uma maçã para comer também. E inventaram que eu tenho que merendar, mas isso tira a vontade de comer no almoço – observa.

E quando sobra uma linguicinha do jantar, irmã Inah guarda para saborear no café da manhã. A animação dela é grande também ao falar sobre o apreço por costelinhas de porco, leitão assado...

Em atividade sempre


Outra característica dos dias da religiosa é manter-se sempre em atividade. Ela conhece vários países e acredita que o dinheiro mais bem empregado é o destinado a viagens.

– Nunca estou sem fazer nada. Quem fica sem fazer nada começa a pensar coisas ruins. Jogo paciência, ou faço palavras-cruzadas, pinto, leio, desenho – conta a idosa que também acompanha o noticiário e tem seus momentos de oração durante o dia.

Foi depois de uma queda no pátio, recentemente, que ela passou a usar um andador – seu "carro", como ela chama o acessório – para garantir o equilíbrio e a autonomia nos deslocamentos. Até o ano passado, costumava sair sozinha. Nas viagens de táxi, não perdia a oportunidade de bater papo com os motoristas.

– Aconteceu tudo isso (referindo-se à queda que a deixou desacordada por alguns instantes) e nada de morrer – disse aos risos.

Por fim, a lição: a felicidade prolonga a vida.

– Sou feliz por ser consagrada, sempre me senti realizada.

Mais velha é italiana

De acordo com o Livro dos Recordes (Guinness), a italiana Emma Morano, de 116 anos (nascida em 29 de novembro de 1899), é a pessoa mais velha do mundo. Ela nasceu na cidade de Civiasco, região de Piemonte, no Norte da Itália.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias