Educação
Governo manda áudio para 10 mil pais de alunos pedindo ajuda para desocupação das escolas
Ação pede a "colaboração" para que os estabelecimentos estejam abertos nesta segunda-feira
O governo do Estado enviou no sábado uma mensagem de áudio para pais e alunos das escolas ocupadas pedindo "colaboração para que os estabelecimentos estejam abertos nesta segunda-feira, para os professores e alunos que desejarem retornar às aulas". A mensagem foi encaminhada a cerca de 10 mil pais de estudantes e "não teve nenhum custo ao Estado", conforme o governo.
Leia mais:
Estudantes afirmam que ocupações de escolas serão mantidas no RS
Governo do Estado faz segunda proposta para desocupação das escolas
Em nota, o Executivo afirmou que "respeita as manifestações, mas quer evitar que a comunidade escolar sofra ainda mais prejuízo no ano letivo". O prazo de 48 horas, formalizado na segunda proposta de desocupação junto à Vara de Conciliação Pré-Processual da Justiça Estadual, para que os estudantes liberem o acesso às escolas, vencia neste sábado.
Segundo o governo, o documento protocolado na Justiça e entregue às escolas ocupadas, "responde à contraproposta feita pelos estudantes e encerra qualquer tipo de negociação com os movimentos". Conforme o Executivo, o diálogo só será restabelecido após a desocupação dos prédios.
Na nota, o governo não divulgou o áudio enviado para pais e alunos, apenas o texto da mensagem. Leia abaixo na íntegra:
"Mensagem do Governo do Estado para pais e alunos de escolas ocupadas
A Secretaria Estadual da Educação divulgou uma carta com propostas para que as escolas que estão ocupadas sejam liberadas para a volta às aulas na próxima segunda-feira, dia 13 de junho.
O direito à livre manifestação será respeitado, mas é necessário permitir que alunos e professores que querem retornar às aulas possam entrar na escola. Contamos com a sua colaboração para não prejudicar ainda mais o ano letivo.
Um grande abraço. Todos Pelo Rio Grande."