Notícias



Qualificação

Inscrições para cursos técnicos gratuitos vão até domingo: veja onde concorrer na Capital e Região Metropolitana

São mais de 10 mil vagas em todo o Estado

15/06/2016 - 17h28min

Atualizada em: 15/06/2016 - 17h33min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho

Quem já concluiu ou está cursando o Ensino Médio e pretende se qualificar para o mercado de trabalho tem até o domingo para se inscrever no processo seletivo dos cursos técnicos gratuitos oferecidos pelas escolas estaduais do Rio Grande do Sul. São mais de 10 mil vagas em todo o Estado. As inscrições podem ser realizadas no site da Secretaria Estadual de Educação ou na secretaria da escola pretendida.

Em Porto Alegre e na Região Metropolitana, as oportunidades são variadas, entre elas, o Curso Normal de Aproveitamento de Estudos que capacita os alunos para darem aulas para séries iniciais. Há também vagas nas áreas de Administração, Contabilidade, Informática e Saúde. O início das aulas está previsto para agosto.

Como se inscrever:

Para se inscrever pelo site, o candidato deve preencher um formulário com seus dados pessoais e os dados do curso pretendido. É permitido apenas uma inscrição por pessoa. Veja o passo a passo do preenchimento:

  • 1º passo - tela de identificação: são preenchidos os dados completos do candidato, sem abreviaturas, e ocorre a escolha do Município para o qual está se inscrevendo;
  • 2º passo - tela de dados: o endereço deve ser completo, indicando local de referência e preencher a primeira escola de preferência assinalando o curso desejado: Educação Profissional (Cursos Técnicos Subsequentes e Concomitantes) ou Aproveitamento de Estudos do Curso Normal (Magistério) .
  • 3º passo - tela de confirmação: aparecem todos os dados informados pelo candidato e o termo de responsabilidade pelos dados declarados na inscrição. Após a conferência dos dados deverá ser apertado o botão "confirmar";
  • 4º passo - tela de impressão do recibo com o número de inscrição do candidato.

A seleção acontecerá por prova ou sorteio conforme edital publicado no site da Secretaria da Educação. Os candidatos poderão verificar os resultados a partir do dia 21 de julho também no site, pesquisando pelo nome ou número da inscrição.

  • Os candidatos selecionados deverão efetuar a sua pré-matrícula entre os dias 21 e 29 de julho, por meio de formulário eletrônico no site e posteriormente ir até a instituição de ensino para a entrega dos documentos solicitados no edital.


Veja os cursos oferecidos em Porto Alegre e Região Metropolitana

Leia mais notícias



MAIS SOBRE

Últimas Notícias