Notícias



Seu problema é nosso

Menina de Viamão precisa de leite especial para se alimentar

Secretaria da Saúde não liberou o alimento para a criança por falta de documentos

21/06/2016 - 08h09min

Atualizada em: 21/06/2016 - 08h10min


As doações já não estão sendo suficientes para garantir o leite da pequena Amanda Beatriz de Souza Farias, quatro anos. Com alergia à proteína do leite de origem animal, a menina precisou trocar o alimento pelo Neo Advance. Há seis meses, a mãe, Cármen Lúcia Silva de Souza, 34 anos, que mora em Viamão, tenta fazer o pedido no Centro Administrativo da Secretaria Municipal da Saúde, na Parada 44, mas esbarra em dificuldades.

– Toda vez que eu vou lá, falta alguma informação e não conseguem completar o pedido. Eles dizem que não está explicado por que ela precisa trocar de leite – diz Cármen.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

Doações

A última vez que tentou fazer o pedido, no dia 6 de maio, novamente foi informada que a solicitação teria que ser reescrita com mais detalhes pela médica. No entanto, até agora Cármen não conseguiu marcar uma nova consulta.

Enquanto isso, depende da solidariedade para conseguir as latas do único alimento que a filha poderá consumir até os sete anos.

Com a ajuda dos familiares, Cármen conseguiu comprar duas latas, que custam cerca de R$ 290 cada. As outras chegaram por meio de doações, já que o salário do marido e a renda extra os salgados que ela faz em casa para vender são insuficientes para pagar as três latas que Amanda consome semanalmente.

– Estou apavorada, não consegui mais doações. e a última lata que eu tinha em casa terminou. Não sei o que vou fazer para a minha filha se alimentar como necessita – lamenta.

Cármen demorou para descobrir que a filha tinha intolerância ao leite.

Conforme conta, logo que largou o peito, a menina passou a vomitar com muita frequência após se alimentar.

Preocupada, Cármen procurou uma gastroenterologista em Porto Alegre que identificou a alergia à proteína presente no leite de origem animal.

Aos dois anos, Amanda começou a tomar o leite Pregomin, que era retirado pela mãe no posto de saúde de Viamão. Mas agora ela precisa do Neo Advance, o único alimento que o organismo da menina não rejeita.

Como ajudar: para doar latas do leite Neo Advance, entre em contato com Cármen pelo telefone 9344-1858.

Secretaria da Saúde orienta a mãe da menina a comparecer à Farmácia Especial

A prefeitura de Viamão informou, na semana passada, que o pedido de leite especial para Amanda está com pendência, conforme avaliação da Câmara Técnica da Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS).

O problema é que não foram entregues todos os documentos exigidos pela câmara técnica de avaliação. Os campos devem estar devidamente preenchidos e com os documentos anexados. A secretaria orienta que Cármem deve ligar para o telefone 3054-7511 ou comparecer na Farmácia Especial, localizada junto à secretaria, na Parada 44.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias