Notícias



Fique de olho

Metade dos brasileiros que têm diabetes não sabe; veja como descobrir se você tem o problema

Dia Nacional de Combate ao Diabetes alerta para as consequências da doença que, no estágio inicial, não apresenta sintomas

26/06/2016 - 11h30min

Atualizada em: 26/06/2016 - 11h35min


Este domingo é um dia de alerta para quem não está muito preocupado com a saúde. Marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Diabetes, o 26 de junho aponta para um alerta de especialistas: metade dos cerca de 14 milhões de brasileiros que têm diabetes não sabe que desenvolveu a doença.

Segundo o endocrinologista da Sociedade Brasileira de Diabetes João Salles, uma das dificuldades em identificar a doença é que ela não apresenta sintomas no início, como é o caso do tipo dois de diabetes.

No estágio avançado, podem aparecer sinais como boca seca, vontade de urinar com frequência e perda de peso espontaneamente. E, a partir daí, consequências sérias como cegueira, insuficiência renal e amputação de membros inferiores.

– Pessoas com mais de 40 anos, obesas, principalmente com a circunferência abdominal elevada, que têm pressão alta, altas taxas de triglicérides e com o HDL, que é o colesterol bom, baixo, devem ficar mais atentas. Todos estes são fatores de risco do diabetes tipo dois – alerta o especialista.

Número de adultos com diabetes quadruplicou em 35 anos em todo o mundo
Campanha mostra feridas feitas de doces para alertar sobre riscos do açúcar

Associação de Diabetes da Tailândia criou campanha chocante para alertar sobre os riscos do doença

O especialista ressalta que, ao contrário do que muitos pensam, não é apenas comer doce que propicia o desenvolvimento da enfermidade.

– Existe uma lenda de que o consumo de doce leva ao diabetes quando, na verdade, a doença está ligada à obesidade. Se come doce ou pastel e engorda, o risco é igual – ressalta.

Pesquisas internacionais apontam que, a cada seis segundos, uma pessoa morre no mundo por causa do diabetes. A cada 20 segundos, uma pessoa tem uma amputação de membros por causa do diabetes, e que a doença é a maior causa de cegueira.

Essas consequências também estão relacionadas à baixa adesão ao tratamento. De acordo com Salles, depois de um ano do diagnóstico, 60% dos pacientes abandonam o tratamento:

– Se o paciente fizer o tratamento adequado, vai ter qualidade de vida normal.

Diabetes aumenta risco de desenvolver Alzheimer
Estudo mostra que diabetes pode prejudicar o funcionamento do cérebro

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, a doença crônica resulta na não produção do hormônio que controla a glicose no sangue, chamado insulina, ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que obtemos por meio dos alimentos, como fonte de energia. Se esse quadro permanece por longos períodos, podem haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

Existem dois tipos de diabetes. A do tipo um, que é uma doença autoimune, não tem ligação genética forte, tem início abrupto e geralmente se manifesta na infância ou adolescência. Já a do tipo dois, que acomete cerca de 90% das pessoas que têm diabetes, possui fatores genéticos, está muito ligada à obesidade, tem início sem sintomas e pode ser evitada a partir de um estilo de vida saudável.

Tamanho da cintura pode prever risco de doenças cardíacas melhor que o peso
Quase 30% dos jovens brasileiros consome doce em excesso, diz pesquisa

Aumento da obesidade entre os jovens é fator de risco para desenvolverem o diabetes

Para ajudar a identificar se você tem ou não a doença, o clínico geral Arthur Frazão elencou para o site Tua Saúde os primeiros sintomas em crianças e adolescentes e em adultos. Confira!

Primeiros sintomas da diabetes na criança e no adolescente

- Cansaço frequente, falta de energia para brincar, muito sono, preguiça.
- Mesmo se alimentando bem, a criança começa a emagrecer de repente.
- Acordar para fazer xixi à noite ou voltar a fazer xixi na cama.
- Passar a beber muita água, mesmo nos dias mais frios.

Primeiros sintomas da diabetes no adulto

- Alterações de visão, como dificuldade para enxergar.
- Alterações nos nervos, como dor, formigamento ou coceira pelo corpo.
- Alterações nos rins que levam ao aumento das proteínas e da albumina na urina, o que pode ser verificado no exame de urina.
- Alterações no vasos sanguíneos, como má circulação sanguínea e a disfunção erétil.

* Com informações da Agência Brasil



MAIS SOBRE

Últimas Notícias