Notícias



Meio ambiente

Peixes morrem por causa do frio em lago de Viamão

Secretaria Municipal de Meio Ambiente explica que as tilápias se adaptam melhor quando a temperatura da água está acima de 25ºC

27/06/2016 - 11h37min

Atualizada em: 27/06/2016 - 12h35min


Fotos dos peixes mortos circulam nas redes sociais denunciando o problema

Frequentadores do entorno do Lago Tarumã, em Viamão, estão preocupados com a mortandade de peixes constatada no local nos últimos dias. Desde a semana passada, fotos de tilápias mortas circulam em perfis nas redes sociais de moradores da cidade denunciando o problema.

Uma vistoria realizada por técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) constatou a mortandade de diversos exemplares de Tilápia-do-nilo (Oreochromis niloticus), espécie exótica classificada como invasora conforme portaria SEMA no 79/2013.

Leia mais
Meninos garantem o peixe da Sexta-feira Santa no Arroio Dilúvio, na Capital
Água da enchente baixa e peixes são encontrados na Avenida Assis Brasil
Grande número de peixes mortos aparece em Laguna e no Rio Tubarão, no Sul do Estado

A causa mais provável da morte das espécies é o frio, de acordo com nota divulgada pela prefeitura de Viamão. Este peixe tem origem africana e se adapta melhor em ambientes cuja temperatura da água varia entre 26ºC e 30ºC.

A SMMA ressalta que só foi identificada a mortandade dos peixes da espécie tilápia e explica que, caso houvesse poluição da água do lago, outras espécies também seriam encontradas mortas.

A nota informa ainda que o engenheiro agrônomo da Emater, Gladimir Ramos de Souza, emitiu parecer constatando que a mortandade de tilápias ocorre em três situações: frio (a temperatura que a espécie se adapta é entre 26ºC e 30ºC), carência nutricional (a tilápia deixa de se alimentar com temperatura abaixo de 16ºC) e também por oxigenação (com o fotoperíodo mais curto no inverno e dias nublados ou com cerração, ocorre a baixa oxigenação da água).



MAIS SOBRE

Últimas Notícias