Notícias



DG Ajuda Você

Vai viajar nas férias de julho? Veja como se planejar e dicas para não ficar com dívidas

Consultor financeiro dá dicas valiosas para você evitar problemas com dinheiro

30/06/2016 - 16h27min

Atualizada em: 30/06/2016 - 16h29min


Está com tudo pronto para curtir as férias de julho? Que bom! Mas não deixe de prestar atenção às dicas do educador financeiro Reinaldo Domingos, da Dsop Educação Financeira, para que este período importante de descanso não vire pesadelo depois.

Leia outras notícias da seção DG Ajuda Você

Planejamento é tudo e é importante também voltar das férias sem dívidas!

Leia mais
Desemprego cai pelo segundo mês e fica em 10,2% na região metropolitana de Porto Alegre
Saiba se vale a pena receber adiantado o 13º salário ou a restituição do Imposto de Renda

1. Antes de planejar as férias, é preciso saber a situação financeira em que a família se encontra (endividada, equilibrada financeiramente ou poupadora).

2. Defina o valor que vai investir nas férias e reúna a família (inclua as crianças) para planejar os lugares que vão visitar.

3. Hora de fazer pesquisas na internet e, depois, ir às lojas, buscar os melhores pacotes e vantagens. Lembre-se de consultar se tem milhas em seu cartão de crédito, porque isso pode ajudar a diminuir muito o custo das passagens aéreas.

4. Dê os passos de acordo com as condições financeiras da família. O sonho de uma linda viagem pode se transformar em pesadelo se você voltar endividado.

5. Se for viajar de carro, faça uma revisão no veículo. Verifique documentação e seguro também. Assim, evita gastos extras com problemas que podem aparecer durante a viagem.

Faça revisão do seu carro

6. Antes de comprar pacotes de viagens, pesquise a operadora (busque na internet órgãos de consumidores), para saber se há muitas reclamações sobre a empresa. Se for o caso, melhor procurar outra empresa.

7. Se for viajar para fora do país, compre a moeda do lugar: 80% em cartão pré-pago e 20% em dinheiro em espécie. Caso tenha vários familiares, faça com que todos tenham seus cartões com os limites pré-estabelecidos e combine que este é o valor de sua cota. Oriente quanto é possível gastar cada dia.

Cartão de crédito é bom, mas tem que ser usado com cuidado!

8. Leve no máximo dois cartões de créditos, com vencimentos próximos e posteriores à data da viagem. Lembre-se de informar a operadora de cartões para que saiba que estará fora do país durante o período das férias.

9. Tente evitar utilizar o cartão de crédito em caso de viagem fora do país, pois, quando chegar a fatura, haverá conversão da moeda e um custo de 6,38% de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Também se assegure de ter um seguro viagem.

10. Qualquer que seja a viagem, leve uma reserva de dinheiro. Lembre-se de imprevistos e surpresas como passeios de última hora, presentes, lembranças etc. Caso tenha encomendas para trazer, procure sempre receber o dinheiro antes de quem encomendou.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias