Pelas Ruas



Solidariedade na calçada

Varal liga quem precisa de agasalhos e quem tem peças para doar

Cabides foram pendurados na fachada de prédio público durante Campanha do Agasalho

01/06/2016 - 06h07min

Atualizada em: 01/06/2016 - 08h23min


Jéssica Rebeca Weber
Jéssica Rebeca Weber
Enviar E-mail

Os cabides pendurados na fachada de uma casa antiga da Avenida Independência servem de ponte entre os que tem uma peça de roupa sobrando e quem está precisando dela para se esquentar. Pela Campanha do Agasalho de Porto Alegre, um varal de doações foi instalado em frente ao prédio que sedia a Secretaria Municipal de Cultura, acessível a qualquer pessoa que passa pela calçada.

A ideia é fazer como a auxiliar de serviços gerais Patrícia Prestes, 33 anos: ela estava passando pelo bairro Independência na tarde desta terça-feira e parou para pegar um blusão de lã rosa. Ficou um pouco ressabiada a princípio – chegou a passar pelo varal e caminhar até a esquina, mas acabou voltando para buscar a peça.

– Adorei (o blusão). Vai me aquecer no inverno.

Leia mais:
Destruída por incêndio, capela do Pão dos Pobres será reinaugurada na Capital
Um passeio noturno para redescobrir o cemitério
Morador manda à prefeitura convite para aniversário de vazamento de esgoto

O auxiliar de limpeza Zeca Dmax, 33 anos, passou pelo prédio calçando o tênis que pegara ali mesmo na semana anterior. Conta que já fez sua retribuição, levando um casaco que ganhou de presente e não serviu.

– Eu já tinha visto uma campanha assim no Rio de Janeiro. Achei legal, porque o frio aqui está demais – destaca.

Às vezes, antes mesmo de o varal ser reabastecido com peças doadas na secretaria, algumas já estão sendo retiradas, de acordo com Fabio Verçoza, coordenador de Culturas Étnicas da prefeitura. Ele destaca a civilidade com que as pessoas se apropriaram da ideia: cita uma senhora que pediu para experimentar um blusão, porque, se não servisse, deixaria para outra pessoa. E lembra, orgulhoso, de um papeleiro que escolheu um sapato:

– Ele disse: "embora o meu esteja pior do que eu peguei, alguém pode ter um pior do que era o meu, ou não ter".

Para Verçoza, além da troca de roupas, a ação está promovendo uma troca de energia.

– As pessoas chegam com vontade de colaborar. A gente recebe essa energia boa e em seguida já passa ela adiante – destaca.

Centenas de peças, incluindo roupas infantis, para adultos, acessórios e sapatos, já foram trocadas desde que a ação começou, no começo de maio. A Campanha do Agasalho deste ano, que se estende até o dia 3 de agosto, possui 15 pontos de coleta na Capital, mais as secretarias municipais.

Leia mais notícias de ZH Pelas Ruas



MAIS SOBRE

Últimas Notícias